Neste Largo [do Doutor António de Sousa], n.° 1 a 15, — refere Norberto de Araújo — se ergue ainda o palácio seiscentista onde se instalou há trinta e cinco anos [1903] a Escola Comercial de Rodrigues de Sampaio — , que foi pertença da família Sousa Macedo, e depois Costas, Condes de Mesquitela.
Com fachada para a Calçada do Combro, situado entre as Travessas do Alcaide e do Judeu, n.ºs 1 a 15, a propriedade, relativamente extensa, com seu pátio, cocheiras, anexos e pedaço de terreno ajardinado- era um documento expressivo deste sítio. O portal do pátio nobre, hoje recreio da Escola, e o umbral de esquina da Travessa do Judeu [vd. 4.ª imagem], são armoriados, no brasão daqueles fidalgos, que ascendem aos Albuquerques, e foram senhores da famosa Quinta da Bacalhôa, em Azeitão.
Ao tipo insonso exterior dos palácios do século XVII e XVIII, é todavia elegante na sua larga ordem de janelas rasgadas na fachada. Como notas, o prolongamento do casarão, pelas travessas que o ladeiam, é ainda da configuração antiga e deslavada. [...]
Uma das figuras mais notáveis da família a que pertenceu o palácio foi D. António de Sousa de Macedo, escritor, jurisconsulto e diplomata, secretário de Estado de D. Afonso VI, falecido em 1 de Novembro de 1682. A sua memória foi consagrada em Agosto de 1937 pela Câmara Municipal no dístico que se apôs ao velho Largo do Poço Novo.
N.B. A 30 de Novembro de 1993 o Palácio é finalmente Classificado Imóvel de Interesse Público. Em 2008 é adquirido pelo grupo Paço, que recupera e converte o antigo Palácio em apartamentos de luxo, com a premissa de um profundo respeito e valorização da obra original. Da fachada principal, totalmente restaurada, restaram intactas as pilastras que a delimitam, as 16 janelas de sacada e o imponente portal, com emolduramento de cantaria encimado por um frontão triangular que detém a pedra de armas da família Sousa de Macedo.
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. V, p. 38, 1938.
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. V, p. 38, 1938.
Estaba buscando esta averiguacion hace mucho espacio en internet y no la encontraba.
ReplyDeleteEstoy de pacto con lo que indicas. Gracias es un gran aportación. Un saludo.
Good blog post. I absolutely appreciate this website.
ReplyDeleteKeep writing!
you are truly a excellent webmaster. The site loading pace is incredible.
ReplyDeleteIt sort of feels that you're doing any distinctive trick.
Moreover, The contents are masterwork. you've performed a
wonderful process in this topic!
Hello to every , since I am truly eager of reading this website's post to be updated on a regular
ReplyDeletebasis. It includes nice material.
Awesome things here. I'm very glad to see your article.
ReplyDeleteThank you a lot and I'm having a look ahead to touch you.
Will you please drop me a e-mail?
Thanks for finally writing about >"Pal�cio Mesquitela" <Liked it!
ReplyDeleteMuito interessante. Só falta acrescentar que o edifício foi desclassificado oficialmente devido às atrocidades resultantes do restauro referido. É pena!
ReplyDelete