Wednesday 26 December 2018

Igreja de Nossa Senhora da Luz

Classificada como Monumento Nacional, foi mandada edificar em 1575 pela Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I. Projectada por Jerónimo de Ruão, com provável intervenção de seu pai, João de Ruão e de Francisco de Holanda, traduz um templo maneirista, estilo chão, com uma fachada monumental de dois pisos, que sofreu grande ruína com o terramoto de 1755. Subsistiu apenas a capela-mor, o arco do cruzeiro e parte das paredes. A actual fachada foi construída em 1870, sob projecto do arqº Valentim Correia.

Igreja de Nossa Senhora da Luz [1929]
Largo da Luz; Rua da Fonte; Travessa das Carmelitas
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

No interior merecem destaque: a capela-mor com abóbada de berço, decorada com caixotões marmóreos ornados com motivos de quadrelas inspiradas nos modelos de Sebastiano Serlio; a sepultura simples que acolhe os restos mortais da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I; o retábulo maneirista de talha dourada com excelentes pinturas de Francisco Venegas e Diogo Teixeira; o conjunto de mármores embutidos que revestem a banqueta; pelo seu valor estético e iconográfico, os retábulos pintados sobre suporte de madeira representando a Circuncisão e a Fuga para o Egipto, e S. Bento dando a Regra aos frades de Cristo e às freiras da Encarnação; os baixos relevos renascentistas do altar-mor, representando figuras alegóricas; entre outros.

Igreja de Nossa Senhora da Luz,  altar-mor [1954]
Largo da Luz; Rua da Fonte; Travessa das Carmelitas
Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

Encontram-se ainda, no corpo sul da igreja, vestígios de uma antiga capela, construída pela população em 1463/64, nomeadamente um arco manuelino e azulejos hispano-árabes.

Igreja de Nossa Senhora da Luz [1961]
Largo da Luz; Rua da Fonte; Travessa das Carmelitas
Augusto de Jesus Fernandes, in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Estaba buscando esa informacion hace edad, te lo agradezco, estoy
    de resolución con tu punto de vista y pienso igual.

    Despues de buscar mucho por Internet encontre lo que buscaba.

    Genial!!! muchas gracias

    ReplyDelete

Web Analytics