Wednesday 12 December 2018

Teatro Luís de Camões (Belém-Clube)

Na calçada da Ajuda foi construído, a expensas de um commerciante de apellido Assucar, um theatrinho elegante e bem regular, que foi inaugurado a 10 de junho de 1880, a fim de festejar o tricentenario do grande epico. Tomou o theatro o nome de Luiz de Camões. O espectaculo de inauguração foi desempenhado pela companhia Soares.


É um teatrinho elegante que dispõe bem á primeira impressão — lê-se em Divagando: impressões de teatro — , amplo, com uma ordem de confortáveis camarotes, espaçosa plateia, transformável, sendo necessário, em sala de baile. Decorado com certo gosto a branco e ouro, vêem-se no tecto algumas figuras de mitológica alegoria artisticamente pintadas a óleo. Possui um palco desafogado e próprio para representações movimentadas e pena é que esteja situado tão longe do centro da cidade, o que nos privou de assistir ao final da récita. Representou-se a espirituosa comedia «Seguro de vida», do saudoso escritor Gervasio Lobato, e a «Arte de Montes», adaptação de Ernesto Rodrigues, que muito agradaram [...] Casa cheia, destacando-se, nos camarotes e plateia, algumas figuras femininas pela beleza física, artísticos penteados e lindas toilettes, cuja policromia dava à sala um tom alegre garrido. 

Uma notícia de um jornal referia que Joaquim Maria Nunes [comerciante do bairro da Ajuda e primeiro proprietário] vai construir em Belém «um elegante teatro com lotação para 1000 pessoas», que «tomará o nome de Luís de Camões e será inaugurado no dia 10 de Junho próximo». No frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho. (O Comércio do Porto n.° 277, de 27/V1880)
Através de outra fonte, faz-se saber que será distribuído «no Teatro, a expensas do mesmo Sr. Nunes, um bodo a 55 pobres da freguesia de Santa Maria de Belém, número de anos que viveu Luís de Camões». (DN, n.° 5129, de 17/V18880)

Calçada da Ajuda, 76-80 |1937|
Teatro Luís de Camões (Belém Clube) vendo-se no frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho. A fachada é de um revivalismo neo-clássico, e apresenta a ideia de um só piso.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

O Belém-Clube é um “teatrinho” à italiana. De uma forma simplificada, pode dizer-se que o teatro à italiana se compõe por uma sala destinada aos espectadores, com os respectivos e diferenciados lugares, e a caixa de palco, ao fundo desta daquela. O teatro à italiana foi introduzido em Portugal no século XVIII, durante o reinado de D. João V e de D. José, período em que gosto pelo género lírico se tornara na moda europeia a seguir.
Pequeno teatro de gosto neoclássico tardio, inaugurado em 10 de Junho de 1880, por ocasião do tricentenário da morte do poeta. O projecto é da autoria do arquitecto(?) João da Cunha Açúcar. A partir de 1911 albergou o histórico Belém-Clube. Não existem muitas notícias sobre o que se passou após a inauguração do teatro, e até ao arrendamento à colectividade Belém Clube, em 1911, embora seja possível que não tenha tido o sucesso ou a rentabilidade desejada pela família Nunes.

Calçada da Ajuda, 76-80 |1964|
Ao centro, o antigo Teatro Luís de Camões (Belém Clube) inaugurado em 1880, quando do centenário camoniano. A entrada principal é iluminada por dois grandes lanternões. Junto à entrada, está um painel decorativo de azulejo com os seguintes dizeres: Belém Clube / Antigo Teatro Luiz de Camões / Fundado em 3-3-1889.
Augusto Fernandes, in Lisboa de Antigamente

Encerrado ao público pela Inspecção Geral de Actividades Culturais por razões de segurança, em 2012 foi aberto um concurso para arquitectos com experiência de teatros, caso de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, autores do projecto do actual Teatro de Almada, que foram escolhidos para conceber o projecto de reabilitação. Na fachada tudo se manterá como no projecto original. Nas pesquisas foi encontrada uma foto original que deixou perceber que o edifício era de cor mais escura, um vermelho escuro tijolo.

Calçada da Ajuda, 76-80 |1964|
Teatro Luís de Camões (Belém Clube) vendo-se no frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho. Nas das duas portas laterais, está inscrita a data 10 de Junho de 188080, ena principal as iniciais J.M.N. nome do e  primeiro proprietário.
Augusto Fernandes, in Lisboa de Antigamente

Nota(s): Chama-se agora LU.CA e é um espaço pensado em exclusivo para as crianças e o público jovem. A inauguração aconteceu no dia 1 de Junho de 2017.
_______________________________________
Bibliografia
BASTOS, Sousa, Diccionario do theatro portuguez, 1908.
SILVA, Rolando da, Divagando: impressões de teatro, 1925.
CABRAL, Alexandre, Notas Oitocentistas, vol. I, 1980.
RIBEIRO, Mário de Sampayo, A Calçada da Ajuda, Lisboa, 1940.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics