Este estabelecimento — com frontaria em ostentando elementos decorativos Arte Nova — funcionava no piso térreo do primeiro Éden Teatro demolido em meados da década de 1930.
Fundada em 1918 — diz Marina T. Dias — , rapidamente granjeou invejável fama com as suas canjas e os bifes «à Chic». Em zona privilegiada pela proximidade de imersos teatros, fornecia ceias a partir das onze da noite até altas horas. Durante mais de duas décadas foi uma espécie de escrit6rio na Baixa para jornalistas e actores de nomeada. A Chic encerrou nos anos 60, dando depois lugar a um pequeno centro comercial chamado Chic-Choc. Corresponde. na fachada remodelada do antigo cinema, às portas principais que hoje dão acesso ao VIP Executive Éden Aparthotel.
Chic, café e restaurante |1932| Praça dos Restauradores, 20 Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
O topónimo Praça dos Restauradores foi atribuído pela edilidade lisboeta presidida por José Gregório da Rosa Araújo à « nova praça que fica limitada do lado do nascente e do lado do poente pelos predios do antigo largo do Passeio Publico e de parte das antigas ruas Oriental e Occidental do Passeio Publico, do lado do norte pela recta que une os cunhaes formados na juncção da rua dos Condes e da calçada da Gloria com as duas ruas acima referidas, e do lado do sul pela cortina da rua do Jardim do Regedor e pelos predios do antigo largo do Passeio Publico», conforme refere o Edital de 22/07/1884.
Chic, café e restaurante |1940-50| Praça dos Restauradores, 20 Salazar Diniz, in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
DIAS, Marina Tavares, Os cafés de Lisboa, 1999.
Revista O Notícias Ilustrado, 1928.
cm-lisboa.pt.
cm-lisboa.pt.
Greetings from Los angeles! I'm bored at work so I decided
ReplyDeleteto browse your website on my iphone during
lunch break. I enjoy the information you provide here and can't wait to take a look when I get
home. I'm surprised at how quick your blog loaded
on my mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb
blog!
Bons tempos, e grandes noitadas.
ReplyDelete