Friday 8 December 2017

A «Chic» dos actores, das coristas e das canjas

Este estabelecimento — com frontaria em ostentando elementos decorativos Arte Nova — funcionava no piso térreo do primeiro Éden Teatro demolido em meados da década de 1930.

Fundada em 1918 — diz Marina T. Dias — , rapidamente granjeou invejável fama com as suas canjas e os bifes «à Chic». Em zona privilegiada pela proximidade de imersos teatros, fornecia ceias a partir das onze da noite até altas horas. Durante mais de duas décadas foi uma espécie de escrit6rio na Baixa para jornalistas e actores de nomeada. A Chic encerrou nos anos 60, dando depois lugar a um pequeno centro comercial chamado Chic-Choc. Corresponde. na fachada remodelada do antigo cinema, às portas principais que hoje dão acesso ao VIP Executive Éden Aparthotel.

Chic,  café e restaurante |1932|
Praça dos Restauradores, 20
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

O topónimo Praça dos Restauradores foi atribuído pela edilidade lisboeta presidida por José Gregório da Rosa Araújo à « nova praça que fica limitada do lado do nascente e do lado do poente pelos predios do antigo largo do Passeio Publico e de parte das antigas ruas Oriental e Occidental do Passeio Publico, do lado do norte pela recta que une os cunhaes formados na juncção da rua dos Condes e da calçada da Gloria com as duas ruas acima referidas, e do lado do sul pela cortina da rua do Jardim do Regedor e pelos predios do antigo largo do Passeio Publico», conforme refere o Edital de 22/07/1884.
 
Chic,  café e restaurante |1940-50|
Praça dos Restauradores, 20
Salazar Diniz, 
in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
DIAS, Marina Tavares, Os cafés de Lisboa, 1999. 
Revista O Notícias Ilustrado, 1928.
cm-lisboa.pt.

1 comment:

  1. Greetings from Los angeles! I'm bored at work so I decided
    to browse your website on my iphone during
    lunch break. I enjoy the information you provide here and can't wait to take a look when I get
    home. I'm surprised at how quick your blog loaded
    on my mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb
    blog!

    ReplyDelete

Web Analytics