A 1 de Março de 1647 nasce em Lisboa, João Heitor de Brito, filho de D. Salvador Brito Pereira, Governador do Rio de Janeiro. Foi missionário jesuíta e mártir, frequentemente chamado de "O Francisco Xavier Português". Morre na Índia a 4 de Fevereiro de 1693. Foi canonizado em 22 de Junho de 1947, pelo Papa Pio XII.
A Igreja de S. João de Brito foi inaugurada a 2 de Outubro de 1955. O projecto, de 1951, é do risco do arquitecto Vasco Regaleira, majestosa e monumental, uma igreja para 1500 pessoas.
A construção iniciou-se em 1952, dirigida pelos engenheiros Pinheiro da Silva e Marques da Silva e pelo construtor Diamantino Tojal. O templo foi idealizado pessoalmente na parte funcional pelo Cardeal Patriarca de. Lisboa, que a mandou construir com os resultados da demolição da Igreja da Conceição Nova. O arquitecto «salvou» do entulho o soberbo altar-mor construído no século XVIII, os dois altares laterais, algumas portadas e a pia baptismal da velha igreja e integrou estas peças de assinalado valor artístico e material no ambiente moderno da igreja nova.
Igreja de São João de Brito |c. 1955| Largo de Frei Heitor Pinto Mário de Oliveira, in Lisboa de Antigamente |
A fachada principal, em forma de empena muito pronunciada, com beiral de telhado à portuguesa, tem no cimo a torre sineira e uma cruz de ferro forjado, com 5 metros de altura. Ao centro apresenta uma grande janela com vidros em losango, que tem à sua frente a estátua de orago (patrono da freguesia), de granito, esculpida por Joaquim Correia. No cimo desta janela estão as armas do Cardeal Patriarca de Lisboa.
Igreja de São João de Brito |c. 1955| Largo de Frei Heitor Pinto Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
A larga moldura de granito tem gravadas as palavras: INGREDIMINI IN CIVITATEM DOMINI ✦ AEDIFICATA EST VOBIS ECCLESIA NOVA MCMLII (Entrai na cidade do Senhor ✦ uma nova igreja foi edificada para vós ✦ 1952).
Great information. Lucky me I ran across your site by accident (stumbleupon).
ReplyDeleteI've book marked it for later!
Obrigado pela publicação. Excelente para recordar. Visitei ontem a Igreja de São João de Brito e fiquei muito triste ao verificar a sua degradação interior. Acredito que venha a ser recuperada, num bairro tão emblemático e cada vez mais populoso.
ReplyDelete