Wednesday, 31 May 2017

Igreja de São João de Brito

A 1 de Março de 1647 nasce em Lisboa, João Heitor de Brito, filho de D. Salvador Brito Pereira, Governador do Rio de Janeiro. Foi missionário jesuíta e mártir, frequentemente chamado de "O Francisco Xavier Português". Morre na Índia a 4 de Fevereiro de 1693. Foi canonizado em 22 de Junho de 1947, pelo Papa Pio XII.
A Igreja de S. João de Brito foi inaugurada a 2 de Outubro de 1955. O projecto, de 1951, é do risco do arquitecto Vasco Regaleira, majestosa e monumental, uma igreja para 1500 pessoas.

Igreja de São João de Brito [c. 1959]
Largo de Frei Heitor Pinto

O topónimo homenageia o religioso Jerónimo, nascido na Covilhã nos começos do segundo quartel de século XVI, morreu em Toledo em 1584. Foi um dos mais notáveis escritores do seu tempo, hoje considerado um dos clássicos portugueses
António Passaporte, in AML

A construção iniciou-se em 1952, dirigida pelos engenheiros Pinheiro da Silva e Marques da Silva e pelo construtor Diamantino Tojal. O templo foi idealizado pessoalmente na parte funcional pelo Cardeal Patriarca de. Lisboa, que a mandou construir com os resultados da demolição da igreja da Conceição Nova. O arquitecto «salvou» do entulho o soberbo altar-mor construído no século XVIII, os dois altares laterais, algumas portadas e a pia baptismal da velha igreja e  integrou estas peças de assinalado valor artístico e material no ambiente moderno da igreja nova.
A fachada principal, em forma de empena muito pronunciada, com beiral de telhado à portuguesa, tem no cimo a torre sineira e uma cruz de ferro forjado, com 5 metros de altura. Ao centro apresenta uma grande janela com vidros em losango, que tem à sua frente a estátua de orago (patrono da freguesia), de granito, esculpida por Joaquim Correia. No cimo desta janela estão as armas do Cardeal Patriarca de Lisboa.

Igreja de São João de Brito, traseiras [c. 1959]
Largo de Frei Heitor Pinto; perspectiva tirada da Av. Santa Joana Princesa

Judah Benoliel, in AML

No comments:

Post a Comment

Web Analytics