Tuesday, 16 May 2017

Ermida do Espírito Santo ou dos Remédios de Alfama

Do Espírito Santo é a sua verdadeira e primitiva evocação, pois ao «Santo Espírito» foi dedicada quando da sua fundação em 1551, pôsto que haja quem o suponha mais antigo. [1]


Os navegantes e pescadores da Alfama, em irmandade, tinham neste sítio um pequeno hospital para os irmãos, com capela própria, que é aquela á que estamos fazendo referência. A Irmandade, porém, era mais antiga, havendo sido instituída na paroquial de S. Miguel, antes mesmo de se criar a Misericórdia; neste local foi erigida depois a Ermida privativa, porque os empertigados homens do mar, cujo juiz era o corregedor do crime no bairro, não se quiseram sujeitar ao prior de S. Miguel, proclamando dêste modo a sua independência, e obtendo mesmo da cúria romana várias bulas de privilégios. [...]

Ermida do Espírito Santo ou dos Remédios de Alfama  [1899]
Rua dos Remédios; Rua da Regueira; Beco do Espírito Santo
Machado & Souza, in AML

Agora cabe perguntar, e a curiosidade admite-se: como se transmudou o orago, de Espírito Santo, em Nossa Senhora dos Remédios? Parece que foi como passo a dizer; a lenda é um subsidio irresistível.
Nesta Ermida do Espírito Santo havia um poço, onde certo dia apareceu uma imagem de Nossa Senhora, a qual, a-pesar-de ser tirada da água, vinha enxuta em sua pintura e tecido. Milagre foi! E acorriam os pescadores e famílias a implorar à Virgem remédio a seus males, e Nossa Senhora os curava. Daí a receber a imagem a invocação de Nossa Senhora dos Remédios foi um salto de barca atracada ao cais da Ribeira.
E nunca mais se falou no Espírito Santo. Ninguém como os pescadores e mariantes para realisar estes milagres. [...]

Ermida do Espírito Santo ou dos Remédios de Alfama  [1899]
Rua dos Remédios; Rua da Regueira; Beco do Espírito Santo
Machado & Souza, in AML

O Pórtico desta Ermida [3ª foto], considerado monumento nacional, esculpiu-se em estilo manuelino, sobrepujado por cartel onde se vê a pomba simbólica do Espírito Santo. Sôbre a porta travessa da Ermida aí tens uma data: 1757, a do restauro [foi quase totalmente destruída pelo Terramoto]. A Ermida dos Remédios é agora pobre, mas simpática; casa onde os pescadores iam orar de muito não precisava. De que precisará hoje? Uma vista de olhos nos basta.

Ermida do Espírito Santo ou dos Remédios de Alfama  [c. 1900]
Rua dos Remédios; Rua da Regueira; Beco do Espírito Santo
Portal manuelino, classificado como Monumento Nacional
José Artur Leitão Bárcia, in AML

O corpo da Ermida [4ª foto] ostenta dois altares apenas, o de Nossa Senhora da Conceição. com Santo António e S. José, e o de S. Joaquim, com Nossa Senhora da Piedade e S. Sebastião. No altar-mór vê-se Nossa Senhora dos Remédios, ingénua imagem de agradável semblante — pequenina, de andor de aldeia —, e ao lado S. Pedro e S. Pedro Gonçalo. A Capela-mór é de boa pedra, mas a sua modesta figuração não desdiz do abandono a que o pequeno templo tem sido votado, a-pesar-de nele, uma vez ou outra, se fazer o culto.

Ermida do Espírito Santo ou dos Remédios de Alfama, interior  [1963]
Rua dos Remédios; Rua da Regueira; Beco do Espírito Santo
Armando Serôdio, in AML


Bibliografia 
[1] (ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. X, pp. 95 a 97)

1 comment:

  1. I loved as much as you will receive carried out right here.

    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get got an shakiness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly
    a lot often inside case you shield this increase.

    my website :: https://mewin2888.blogspot.com/

    ReplyDelete

Web Analytics