Saturday 13 May 2017

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

O dia 1 de Dezembro de 1954 é a data que assinala um dos maiores feitos da história benfiquista  — a inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, popularmente conhecido por Estádio da Luz.


Havia nele a máxima tensão
Como um clássico ordenava a própria força
Sabia a contenção e era explosão
Não era só instinto era ciência
Magia e teoria já só prática
Havia nele a arte e a inteligência
Do puro e sua matemática
Buscava o golo mais que golo – só palavra
Abstracção ponto no espaço teorema
Despido do supérfluo rematava
E então não era golo – era poema.
("Eusébio"por Manuel Alegre)

A elaboração do projecto do "Novo Parque de Jogos" foi entregue ao arquitecto João Simões, antigo futebolista do Clube, nas categorias inferiores, entre 1925/26 e 1929/30, que teve a sabedoria de conceber um conjunto de recintos desportivos magnífico para o estádio principal e para os espaços desportivos envolventes, uma obra arquitectónica notável, que, apesar de concluída apenas 40 anos depois, seguiu as "linhas gerais" definidas em finais dos anos 40 por João Simões, o que enaltece a genialidade do projecto inicial.

Estádio da Luz [ca. 1954]
Vista do campo de jogos. Benfica (S. Domingos) - terrenos à direita da Azinhaga da Fonte, que liga o Calhariz de Benfica ao Largo da Luz, em Carnide
Estúdio Horácio Novais, in Biblioteca de Arte da F.C.G.

Finalmente, às 11 horas do dia 1 de Dezembro de 1954, o emocionado líder do Clube, e maior responsável pela passagem do sonho à realidade, Joaquim Ferreira Bogalho, abre simbolicamente uma das portas de acesso ao Estádio, inaugurando um dos mais belos recintos desportivos do mundo. O Recinto viria a acompanhar o futuro crescimento desportivo e associativo do Clube. Originalmente com "dois anéis", sem iluminação e isolado, seria mais tarde dotado de torres de iluminação (1958), de um 3º anel construído em duas fases (1960 e 1985, permitindo aumentar a sua lotação para 70 000 e 120.000 pessoas, respectivamente) e de inúmeras infraestruturas desportivas à sua volta. A 04/01/1987, por ocasião da 15.ª jornada do Campeonato Nacional de 1986/87, frente ao FC Porto, o Estádio da Luz registaria a maior assistência de sempre: 135 000 pessoas!

Estádio da Luz [1962]
Perspectiva tomada da  2-ª Circular (em construção)
Já dotado de torres de iluminação (1958) e de um 3º anel (1.ª fase)

João Goulart, in A.M.L.

Bibliografia
(slbenfica.pt)

1 comment:

  1. Impressionante, o "timing" desta publicação no blog. Muito bem.

    ReplyDelete

Web Analytics