Thursday 29 September 2016

Largo do Contador-Mor

Este Largo do Contador-Mor (no século XVI chamado "Terreiro das Casas do Governador") deriva seu nome do facto de aqui terem vivido alguns dos contadores-mores, um dos quais D. Tristão da Cunha Mendonça e Menezes. O cargo foi extinto em 1761.

Largo do Contador-Mor |c. 1950|
Da esq. para a dir.: Palácio dos Castros; Palácio dos Condes de Vimieiro, 3-4; encimando o Largo a Casa do Contador, 5-7.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

[....] No Largo do Contador-Mor, n.ºs 3 e 4 [vd. 2ª foto], está um prédio que, num aspecto já desaparecido, teria sido o Palácio dos Condes de Vimieiro, com o seu curioso passadiço sobre o Arco da Rua das Damas; há mais de meio século que nele funciona uma Escola Municipal, hoje [1938] oficial.

Foto 2: Largo do Contador-Mor, 3-4. |c. 1913|
Palácio dos Condes de Vimieiro; a (belíssima) actriz italiana Monica Bellucci adquiriu, recentemente, dois apartamentos neste prédio depois de recuperado pelos arquitectos Manuel Aires Mateus e Frederico Valsassina.
Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

Repara neste outro prédio do topo do Largo, n.°s 5 e 7 [vd. 3ª foto], ainda de aspecto antiquado, mas simpático, na sua simplicidade, com suas janelas setecentistas, o seu amarelo característico da fachada. Não é arriscada a conjectura de nele terem vivido os contadores, ou um deles, D. Tristão, talvez.

Foto 3: Largo do Contador-Mor, 5-7 |1913|
Casa dos Contadores-Mores

Machado & Souza, 
in Lisboa de Antigamente

O grande prédio que se segue [com o n.º 1 do Largo e parcialmente à esq. na 1ª foto e na 2ª foto], em dois corpos unidos, de fachada moderna, e com radicais transformações sobre o primitivo, foi o Palácio dos Castros (de seis arruelas) de Boquilobo, senhores do Paúl. Um dos maiores desta família, foi D. Álvaro de Castro, governador da Casa Cível, e por isso este largo, como te disse, foi chamado Terreiro das Casas do Governador.
E antes de chegarmos ao final desta área vou mostrar-te, Dilecto paciente companheiro, uma outra curiosidade do sítio, oculta, e que vale umas passadas. Este prédio, n.º 18 [2º prédio à esq. na 4ª foto] do lado nascente do Largo, de medíocre aspecto, encosta-se pelas traseiras a um lanço de muralha primitiva, da Cerca Moura, que do vértice do Castelo descia às Portas do Sol.

Foto 4: Largo do Contador-Mor |1949|
O 2º prédio à esq. no n.º 18
encosta-se pelas traseiras a um lanço de muralha primitiva, da Cerca Moura.

Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. II, pp. 66-67, 1938.

1 comment:

  1. Howdy! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?

    My web site looks weird when viewing from my iphone.
    I'm trying to find a theme or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any recommendations, please share. Thank you!

    ReplyDelete

Web Analytics