Tuesday 13 September 2016

Salão de Jogos, Casa Senna

Conhecido popularmente por "Salão de Jogos", este estabelecimento, sito na Rua Nova do Almada, 48-52, abriu as portas ao público em 1834. O fundador, Alexandre José de Senna, era um comerciante estimado que, em cerca de meio século, conseguiu conquistar o bom nome de que hoje esta casa usufrui.



Em 1880, por falecimento daquele, passou o estabelecimento à posse de seu filho José Alexandre de Senna, que, em 1897, confiou a gerência ao sobrinho, Frederico Carlos de Senna Cardoso. No exercício dessas funções, deu provas de competência e saber administrativo, continuando desde então a manter e desenvolver as tradições grangeadas pelos antecessores. Morto José Alexandre de Senna, tomou conta da sociedade a viúva Leopoldina Pereira de Sena. Sob a razão social "Viúva de José Alexandre de Senna", prosseguiu Frederico Carlos de Senna Cardoso no cargo de gerente até 1918, ano em que, havendo falecido a referida senhora assumiu, por sua vez, a sociedade que começou a gerir com a firma "F.C.de Senna Cardoso". Durante a sua gerência fundou uma revista quinzenal ilustrada de educação física e actualidades com o nome "TIRO E SPORT", que era vendida por 150 réis, em que abordava as principais notícias desportivas da época. A fundação dos actuais clubes de futebol estão ali historiadas. 

Salão de Jogos de Alexandre José de Senna [ca. 1911]
Rua Nova do Almada, 48-52
Joshua Benoliel, in Arquivo Municipal de Lisboa

Assim se resume a história da primeira casa de venda de artigos desportivos em Portugal, a qual ao longo de 170 anos teve a honra de ser nomeada fornecedora da Casa Real, pelo Rei D.Carlos, cuja ordem, por curiosidade, se transcreve:
"Eu El Rei faço saber a vós António Maria José de Mello Silva Cezar e Meneses, Conde de Sabugosa, Par do Reino, Gra Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e de outras estrangeiras, Gentil Homem da Minha Real Camara e Meu Mordomo Mór: que attentas as circunstancias que concorrem na Viúva de José Alexandre de Senna, com estabelecimento nesta cidade de Lisboa, de bilhares e jogos diversos, Hei por bem e Me Praz Fazer-lhe mercê de a Nomear Fornecedora da Minha Real Casa, dos artigos do seu comércio sem vencimento algum pela Fazenda Real, gosando porém de todas as honras e prerrogativas que lhe competirem e podendo com este titulo collocar as Armas Reaes Portuguezas no frontispicio do seu estabelecimento. Mando-vos a façais assentar no Livro da Matricula dos Moradores da Minha Casa em seu titulo como dito fica."Paço em nove de Julho de mil novecentos e três.  (in casasenna.com)
Anúncio Salão de Jogos, Casa Senna [1909]
in Serões : revista mensal ilustrada

No comments:

Post a Comment

Web Analytics