Esta artéria do Bairro Alto que liga Rua da Atalaia à Rua dos Caetanos tem o seu topónimo – Travessa dos Inglesinhos – devido à existência no local do Colégio de São Paulo e São Pedro, conhecido como Convento dos Inglesinhos, que entre 1632 e 1644 foi erguido em terras doadas por D. Pedro Coutinho.
Após o Ultimatum inglês de 1890, a população alfacinha passou a apelidar esta artéria como “Travessa dos Ladrões”; o mesmo com a Rua da Estrela ou a devido a presença do Cemitério dos Ingleses. [Machado: 1998]
Espetacular a colecção de imagens. Tenho um prédio exatamente no sitio onde estaria o fotógrafo a tirar a segunda fotografia.
Nota(s): A Travessa do Enviado de Inglaterra, a Santa Marta, foi apelidada pelos populares como a “Travessa do Diabo que o Carregue”, por existir neste local um palacete onde habitou o Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário, Lorde Robert Stephen Fitzgerald (1765-1833), entre 1802 e 1806.
![]() |
Travessa dos Inglesinhos |1902| Quarteirao entre as Ruas Luz Soriano e da Rosa tendp ao fundo a Rua da Atalaia. Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente |
No comments:
Post a Comment