Friday 17 November 2023

Chafariz do Largo da Palma de Baixo

Quanto a este chafariz possuímos a planta com a sua localização e a memória descritiva.
O projecto datado de 1903 refere-se a construção de um chafariz, a pedido dos «habitantes de Palma de Baixo«. para o largo da povoação.
E um chafariz Isolado, como podemos observar, tratando-se de um modelo «de há anos adaptado para servir as povoações limítrofes» (segundo a memória descritiva), orçando em 700$000 réis.
Foi pedida a dotação diária de 8000 litros.

Chafariz do Largo da Palma (de Baixo) |c. 1953|
Confluência do Rossio de Palma, Travessa de Palma e Rua Antonino e Sá
Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

O topónimo — atribuído pela CML em 1897 — deriva do nome do sítio, ligado à flora local, surgindo já em documentação medieval, de 1208, associado a uma transacção de compra e venda de vinhas no sítio de Palma, as quais eram abundantes no local. No século XVI o crescimento da zona é patente sendo já referidos dois sítios: a Palma de Cima e a Palma de Baixo.

8 comments:

  1. Este chafariz deixa-me muitas saudades.

    ReplyDelete
  2. Bebi muita água dessa bica.

    ReplyDelete
  3. Sou Manuela Albuquerque - em 3 de Novembro, numa publicação com a sua assinatura, e em resposta a um comentário meu perguntando o que se passava com o vosso FB ao qual deixei de ter acesso, fui informada de que o FB de Lisboa de Antigamente bloqueou o meu FB. Uma vez que não vislumbro o motivo do mesmo respondi a essa informação pedindo o desbloqueio ou que, pelo menos, me explicassem a razão do bloqueio, mas até agora nem fui desbloqueada nem recebi nenhuma resposta informando o porquê do bloqueio. Devo assumir que foi uma coisa aleatória ou uma qualquer razão bizarra da cabeça do colaborador que me bloqueou e que não vão desbloquear nem explicar porque me bloqueram?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por algum motivo foi bloqueada. Está feito e a situação não se irá alterar.

      Delete
    2. Estou na plena posse das minhas faculdades mentais e sou educada, tenho a certeza de que nunca fiz nenhum comentário ofensivo ou sequer desagradável. Portanto o motivo do bloqueio só pode ter sido uma bizarria da cabeça de quem bloqueou e é por isso que nem sequer têm a gentileza de explicar qual foi. Este blogue e o FB respectivo são interessantes, mas depois deste bloqueio sem sentido no FB concluo que têm pelo menos um colaborador nada interessante e vou eu "bloquear" o blogue, ou seja, abdicar de o visitar, nunca mais o recomendar e retirar as recomendações que já fiz anteriormente contando a história deste bloqueio ridículo no FB.

      Delete
    3. Anda tudo bêbedo por aqui e já ninguém vai pregar olho por conta dos seus comentários. Faça como lhe der na real gana e tenha uma boa vida.

      Delete
  4. Lindo largo onde se pode pode ir a um restaurante que, no Verão, tem esplanada e onde se comia bem. Agora não sei.

    ReplyDelete
  5. Havia um na Rua Ferreira Borges, em Campo de Ourique.

    ReplyDelete

Web Analytics