Logo no dia 6 de Outubro de 1910, a Câmara Municipal de Lisboa inventava, nas avenidas novas, uma «Avenida da República» (sacrificando o nome do criador da Lisboa nova, Ressano Garcia) e outra «5 de Outubro» [antiga António Maria de Avelar], paralela. Paulatinamente, os nomes das ruas dessa zona da cidade, precisamente a zona onde vivia a burguesia, iriam formar uma espécie de «quem é quem» republicano. [Ramos: 2001]
Avenida da República, 73 |1966| A moradia, ao centro, foi demolida por volta da década de 1970.; à dir., vê-se parcialmente o Palacete Leite, risco do arq.º Norte Júnior, (sede da EMEL) que torneja para a Av. de Berna. João Goulart,, in Lisboa de Antigamente |
O edifício que se vê na 2ª imagem foi projectado por Norte Júnior, em 1933, para Manuel Ramos, este edifício situado no topo da Avenida da República, 71-73 apresenta um desenho de gosto Art Déco, com um cuidado programa decorativo distribuído por inúmeros pormenores de ornamentação nas janelas, varandas e em torno da porta principal.
Destaque para os frisos em relevo que coroam a fachada do edifício, com composições mitológicas de delicado lavor. Imóvel de Interesse Público (1983).
Os meus habitaram no 73 nos anos 30.
ReplyDeleteA casa onde nasceram meus irmãos em 195 e pico. Eu, como irmão caçula vim a nascer perto, na Promater. Saudades que nunca nos largam.
ReplyDelete