Sunday 10 September 2023

O Cine-Pátria no Palácio Lafões

Cinema inaugurado em 1917 no piso térreo do Palácio Lafões como «Animatógrafo do Beato», tendo mais tarde mudado o nome para «Cine-Pátria», que se manteve em actividade, com interrupções, até à década de 1980 e, no auge da sua popularidade, chegou a ter 447 lugares.

Cine-Pátria, baixos do Palácio Lafões |1967-02|
Rua do Grilo, 46
João Goulart, in Lisboa de Antigamente

A edificação do Palácio dos duques de Lafões, sito na Calçada do Duque de Lafões, 1-5, e Rua do Grilo, 34-54, ao Beato, iniciou-se cerca de 1777 por encomenda do D. João Carlos de Bragança,  2-º duque de Lafões — aquele a quem se deve a criação da Academia das Ciências

Era uma figura bem interessante este 2.° Duque de Lafões, com prosápia de nobreza e sangue real, mas culto, sábio mesmo, valente, decidida, militar combatente nas guerras entre a Áustria e a Prússia. Percorreu todas as côrtes da Europa, num grande desdém pelo desdém que lhe votava Pombal, viajou pela Asia e África, só voltando à pátria quando D. Maria I subiu ao trono, e recebendo então o título de 2.º Duque, que lhe era devida.
Foi estadista e homem público, e aos 82 anos era ainda general-marechal comandante do exército português.
Palácio Lafões (ou do Grilo), fachadas S. e E. |1974|
Rua do Grilo, 46
E.K., in Lisboa de Antigamente
Palácio Lafões (ou do Grilo) |195-|
Rua do Grilo, 46
Um aspecto do pátio vendo-se as frontarias Poente (primitiva) e Sul (Séc. XIX).
Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente

O Palácio Lafões, com uma bela quinta anexa, ocupa uma área, relativamente grande, limitada a Sul pela Rua do Grilo, a Nascente pela Calçada do Duque de Lafões, a Norte pelo jardim, e a Poente pelas instalações da antiga Manutenção Militar, que foram antigo jardim e hortas. Apresenta em planta um aspecto aparentemente confuso, mas o corpo primitivo, sobre a antiga estrada, a Poente, é nitidamente regular.
O interior do Palácio Lafões distingue-se pelo seu carácter do final do século XVIII na parte primitiva, a Poente, cujas salas diferem em muito das da parte Norte, já do século XIX na ala sobre os jardins grandes e antiga mata.
Na primeira metade do século passado, quando o rio chegava quase à base Sul do Palácio, existiu ali um cais chamado dos «Duques».

Palácio Lafões (ou do Grilo) |195-|
Rua do Grilo
Fachada Norte sobre os antigos jardins que corresponde às salas principais.
Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa, 2012
ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa, 1950.
idem, Peregrinações em Lisboa, vol. XV, pp. 69-69, 1939.

1 comment:

Web Analytics