Friday 19 May 2023

Avenida da Torre de Belém

Torre de S. Vicente de Belém (é este o verdadeiro nome da Torre de Belém), em Lisboa, foi construída no século XVI e tornou-se muito importante na época das Descobertas.
Tudo começou em 1515 quando o rei D. Manuel decide mandar construir uma torre no local onde antes o seu antecessor, o rei D. João II, pensara construir um forte para defesa do porto da zona de Belém e da barra do Tejo. As obras de construção, mesmo na zona ribeirinha de Belém, começaram logo em 1515, mas só em 1519 ou 1521, é que acabaram.
Em 1983 a Torre de Belém foi classificada pela UNESCO como «Património Cultural de Toda a Humanidade».

Avenida da Torre de Belém |1966|
Antiga Avenida «C-D» da Encosta da Ajuda (até 1945) 
Augusto Fernandes, in Lisboa de Antigamente

Situada frente à histórica praia do Restelo, a Torre de Belém (Castelo de Sam Vicente a-par-de Belem), inicialmente fazendo parte do sistema defensivo do estuário do Tejo — em que se integravam o baluarte de São Sebastião de Caparica, mais tarde conhecido por Torre Velha e Castelo de Porto Brandão, e o forte de Cascais, mandados construir pelo rei D. João II — ergue a sua formosíssima silhueta, oferecendo, quer olhada da banda do rio, quer do lado de terra, a visão de um dos mais belos e originais monumentos portugueses.

2 comments:

  1. Falta o titulo da publicação que presumo seja o mesmo da foto.

    ReplyDelete

Web Analytics