Sunday 7 May 2023

Jardim de Campo de Ourique (da Parada ou Teófilo Braga): biblioteca municipal ao ar livre

O Jardim de Campo de Ourique, no encontro da Rua de Infantaria 16 com as de 4 de Infantaria e Tomás da Anunciação, é recente, posterior alguns anos ao começo da urbanização. Ali tens, no centro do  Jardim, — recorda o autor das Peregrinações —  uma escultura, em pedra, que representa a figura popular da Maria da Fonte [vd. 3ª imagem]; é obra de Costa Mota, tio, e foi inaugurada em 1920. O jardinzito é simpático — única mancha de vegetação em todo o Campo de Ourique, velho e novo.

Jardim de Campo de Ourique (da Parada ou Teófilo Braga) |1959|
Biblioteca municipal ao ar livre e sequóia —  árvore classificada.
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

As bibliotecas ao ar livre sem chaves ou cadeados com livros constantemente disponíveis à comunidade, eram, para a população que vivia e trabalhava na cidade, um recurso fundamental para a criação de hábitos de leitura, para o desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens, para a aquisição de competências de leitura e utilização de informação indispensáveis ao exercício da cidadania e para um conhecimento mais amplo da nossa e de outras culturas.

Jardim de Campo de Ourique, fotógrafo “à la minute” |1948|
Por ter sido o antigo terreiro da parada do quartel, começou por se chamar Jardim da Parada, mas todos o conhecem simplesmente como o Jardim de Campo de Ourique, já que não há outro. Tem parque infantil, belas árvores — uma sequóia e um cipreste-dos-pântanos — inúmeros pombos incrivelmente mansos e dois lagos e uma fonte-cascata.
Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

N.B. Teófilo Braga (1843-1924). Fundador do Partido Republicano, foi nomeado presidente da República por via constitucional em 1915. É conhecido pela grande variedade de actividades e pela riqueza prolífica da sua obra, que constitui uma abordagem pioneira na História da Literatura portuguesa. Em consequência da morte da mulher e de todos os filhos, retira-se para uma vida solitária, após o fim da presidência.

Jardim de Campo de Ourique, monumento a Maria da Fonte |1920|
Em Setembro de 1920, Teófilo Braga preside à inauguração da estátua de Maria da Fonte, da autoria de Costa Mota, (tio). A heroína popular que deu o nome ao jardim, representa «uma mulher como as mais», gadanha ao ombro, braço erguido de revolta, expressão exaltada, «pistola à cinta» — toda em pedra , que é uma maneira de não fazer mal a ninguém e de se aproximar da eternidade.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XI, p. 74, 1939.
ADRAGÃO, José Victor, PINTO, Natália & RASQUILHO, Rui, Lisboa. 1985.

2 comments:

  1. I wonder how much effort you set to make such a fantastic
    informative site.

    ReplyDelete
  2. Boas recordações deste aprazível jardim.

    ReplyDelete

Web Analytics