Sunday 12 February 2023

Largo do Corpo Santo

De acordo com o olisipógrafo Norberto de Araújo «A origem deste nome está no culto de São Teimo, ou seja de S. Pedro Gonçalves Telmo, padroeiro dos pescadores, ao qual os devotos chamavam «Corpo Santo»; a imagem venerava-se numa ermidinha quinhentista de Nossa Senhora da Graça que ficava no princípio da Travessa do Cotovelo, já na proximidade do Largo actual, do lado norte.
O nome de Corpo Santo passou ao sítio, ao Arco, ao Largo, e ao Convento dos dominicanos. [Araújo: 1939]

Largo do Corpo Santo |entre 189- e 1901|
Perspectiva tomada da Rua Bernardino Costa, antiga do Corpo Santo (antes do Largo do Corpo Santo); alfaiataria A. P. Rego na esquina com a Rua do Arsenal, antiga do Arco dos Cobertos; ao fundo, a Tv. do Cotovelo.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Continuavam [as muralhas da Cerca Fernandina] depois para as Portas do Corpo Santo, primeiro chamadas Postigo do Cata-que-Farás. Logo adiante eram as Portas dos Cobertos, e as dos Cortes Reaes, contíguas ao Palácio Corte Real, que era no local das actuais oficinas do arsenal da marinha, largo do Corpo Santo e parte da rua do Arsenal, e que foi incorporado nos bens da corôa depois da Restauração. [Vidal: 1900]

Largo do Corpo Santo com a Rua do Arsenal |c. 189-|
Chaminé das oficinas do Arsenal de Marinha, carro do Chora e, à dir., o abrigo em ferro destinado a cavalos e trens de viação.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics