Friday 21 May 2021

Liceu Gil Vicente

Liceu fundado em 1914 como “secção oriental do Liceu Passos Manuel”, zona de S. Vicente. Em 1915 tornou-se autónomo com o nome de Gil Vicente, sendo o primeiro liceu criado pela República. A denominação inicial foi de Liceu Central e funcionou nos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora até 1949. Nesse ano, com o nome de Liceu Nacional, foram inauguradas as actuais instalações na antiga cerca deste mosteiro.

Rua da Verónica, 37 [1950]
À dir. a entrada do Liceu Gil Vicente
Eduardo Portugal, in AML

A Rua da Verónica, que segue à Graça — recorda o ilustre Norberto de Araújo — , deve o seu nome a uma Ermida dêste nome, que ainda hoje existe.
(Norberto de Araújo, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 75, 1938)

Vista aérea de Lisboa, vendo-se ao centro o novo liceu Gil Vicente [1953]
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Século

3 comments:

  1. Antes de ser Gil Vicente existia o campo de futebol do Operário, coletividade fundada em 1921 numa leitaria então existente no Mercado de Santa Clara. O Clube Operário de Futebol, que era ao tempo a denominação do Clube perdeu o seu Parque de Jogos, onde até meados dos anos 40 do século passado as suas equipas de futebol e também de andebol 11 jogavam. O clube sentiu a perda do campo situado muito próximo do seu berço mas sobreviveu tendo conseguido em. 1978 na Rua Barão Monte Pedral um novo campo. No princípio deste século o clube retornou ao seu nome original, Operário Futebol Clube de Lisboa, foi preciso na recuperação do nome acrescentar o Lisboa fruto de já existirem mais OFC em Portugal. No dia 26 de Maio de 2021 o atual campo passou a denominar se Parque de Jogos Víctor Peralta como forma de reconhecer e homenagear um dirigente que foi dos mais ativos do Clube para que este tornasse a ter campo próprio, dirigente este figura reconhecida do dirigismo nacional pelos suas passagens na Associação de Futebol de Lisboa e na Federação Portuguesa de Futebol.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estas páginas sobre Lisboa são magnificas, obrigado pela dedicação e paciência dedicadas à cidade. Gostaria agora de agradecer ao autor a preciosa informação que nos dá comentário anterior. Ele liga duas instituições da minha juventude, o Gil e o Operário de que fui jogador de futebol juvenil, júnior e senior (quando ele militava na 3º divisão). Curiosamente fui recrutado para o Operário pelo Vítor Peralta que fazia parte da direcção à altura. Lembro um outro director(?) chamado Marcelino apenas pelo facto de andar sempre vestido de preto pois trabalhava numa agência funerária, coisa que o tornava alvo de todo o tipo de piadas. Lembro dois treinadores, um tal Caldas e um antigo( à altura) jogador do Belenenses chamado Inácio. Curiosamente ainda possuo o cartão da associação de futebol de Lisboa acreditando-me como juvenil do Operário. Antes de terminar gostaria de agradecer uma vez mais as preciosas informações aqui transmitidas e vosso magnifico trabalho.

      Delete
    2. Estas páginas sobre Lisboa são magnificas, obrigado pela dedicação e paciência dedicadas à cidade. Gostaria agora de agradecer ao autor a preciosa informação que nos dá comentário anterior. Ele liga duas instituições da minha juventude, o Gil e o Operário de que fui jogador de futebol juvenil, júnior e senior (quando ele militava na 3º divisão). Curiosamente fui recrutado para o Operário pelo Vítor Peralta que fazia parte da direcção à altura. Lembro um outro director(?) chamado Marcelino apenas pelo facto de andar sempre vestido de preto pois trabalhava numa agência funerária, coisa que o tornava alvo de todo o tipo de piadas. Lembro dois treinadores, um tal Caldas e um antigo( à altura) jogador do Belenenses chamado Inácio. Curiosamente ainda possuo o cartão da associação de futebol de Lisboa acreditando-me como juvenil do Operário. Antes de terminar gostaria de agradecer uma vez mais as preciosas informações aqui transmitidas e vosso magnifico trabalho.

      Delete

Web Analytics