Wednesday 4 July 2018

Ermida de Nossa Senhora do Rosário (ou da Verónica)

No seu relatório paroquial de 1759 diz o prior da freguesia de Santa Engrácia, Luís da Costa Barbuda, acerca desta ermida: «A ermida de N. S. do Rosário, sita na Vila Galega, fundação de alguns devotos, com um terço». De acordo com Norberto de Araújo, a Rua da Verónica, «que segue à Graça», deve o seu nome à existência desta ermida.


Ermida construída no século XVIII (1748) em substituição de um nicho ali existente. Um papel colado num dos poucos livros da irmandade dessa capela diz que naquele local houvera primitivamente um nicho chamado da Verónica; que mais tarde uns devotos, autorizados pelo Prior do Mosteiro de S. Vicente, construíram ali aquela ermida, e a ela se acolheram constituindo a irmandade de N. S.. do Rosário, tendo-lhes o dito Prior imposto a obrigação de taparem a porta com pedra e cal no caso de um dia de lá saírem.

Ermida de Nossa Senhora do Rosário |1902|
Rua da Verónica, 31; Travessa do Rosário de Santa Clara
Machado & Souza, 
in Lisboa de Antigamente

Em 1914, em virtude da lei da separação do Estado das igrejas, foi mandado arrolar o pouco que lá dentro havia, e leiloado depois, sendo a sua capela secularizada. O que restava da irmandade e a imagem da Senhora passou a recolher-se à Igreja da Graça; em 1934, a primeira Assembleia de Deus de Lisboa alugou o edifício abandonado convertendo-o em espaço de culto; em 1943 o interior é utilizado como fábrica de malas.


Ermida de Nossa Senhora do Rosário, N. |c. 1900|
Rua da Verónica, 31
José A. Bárcia, in Lisboa de Antigamente


Ermida de Nossa Senhora do Rosário, S. |1942|
Rua da Verónica, 31
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente



Bibliografia
Revista municipal Lisboa, 1943.
monumentos.pt.

2 comments:

  1. Muito bonito/interessante! As vezes que eu ali passei...parava muito no Bairro da Graça (uma paixão incontornável pela Graça, pela sua beleza e carisma),e morava a uns 100 metros desse local.Narra coisas que eu desconhecia. Gostei muito também das fotos(2), pelo menos com mais de cem anos. Possivelmente até terei conhecido aquelas meninas e salvo erro um menino, que aparecem nas fotografias já em idade bem adulta, pois, teriam mais de 50 anos que eu, que nasci em 1950. A Ermida um fantástico "pedaço" de História!Um dia destes passo por lá,já tenho muitas saudades daquele sítio.
    Obrigado e peço desculpa por este excesso de egocentrismo:repeti várias vezes "eu".
    Manuel Paula

    ReplyDelete
  2. This is the perfect blog for everyone who hopes to
    find out about this topic. You understand a whole lot its almost tough to argue
    with you (not that I really will need to…HaHa).

    You definitely put a brand new spin on a topic that's been written about for a long
    time. Wonderful stuff, just excellent!

    ReplyDelete

Web Analytics