No sítio onde hoje se encontra a Igreja de São João de Deus, erguia-se outrora uma vacaria do abastado proprietário João do Outeiro — que deu nome a um arruamento na velhinha Mouraria desde 1552 [Araújo: 1938]. Era um espaço riscado pela Estrada das Amoreiras e Rua Alves Torgo e entremeadas de outros caminhos estreitos.
Inaugurada em 1953, sob projecto do arq. António Lino, destacam-se duas particularidades: a sua estrutura em três naves separadas, convergentes para o altar-mor, iluminado por uma torre central; e ter recolhido parte do espólio da antiga Igreja do Socorro, destruída aquando das demolições do Martim Moniz (várias alfaias de culto e mobiliário, incluindo o arcaz em uso na sacristia).
Praça de Londres, à direita da imagem a Igreja de São João de Deus [post. 1953] Praça de Londres; Rua Brás Pacheco António Passaporte, in Lisboa de Antigamente |
Merece ainda referência, o seu acervo artístico contemporâneo composto pela escultura de Leopoldo de Almeida e de Soares Branco — várias estátuas, incluindo a do Santo Padroeiro e dois arcanjos suspensos na parede principal exterior — pela pintura de Domingos Rebelo (tríptico do altar-mor, com episódios da vida de S. João de Deus) e pela cerâmica de Jorge Barradas — relevo em cerâmica colorida sobre a pia baptismal, representando o baptismo de Cristo.
Igreja de São João de Deus [1959] Praça de Londres; Rua Brás Pacheco Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente |
Na Época da construção, António Lino explicou o seu desejo de aproximar os fiéis do altar, vencendo a afastamento obrigatório que existia em relação à assembleia, circunstância que só foi alterada uma década depois com o Concílio Vaticano II. [paroquiasaojoaodeus.pt]
Igreja de São João de Deus [post. 1953] Praça de Londres; Rua Brás Pacheco Artur Pastor, in Lisboa de Antigamente |
A terceira fotografia não pode ser de 1953, devido a alguns carros que lá se vêem, como por exemplo o Mini, que foi apresentado em 1959 e o Morris à sua esquerda foi lançado em fins de 1962.
ReplyDeleteCumprimentos
A legenga reza "post. 1953", ou seja, é posterior a 1953. Cumps.
Delete