Friday 1 January 2021

Avenida da República, 85, no cruzamento com a Avenida Júlio Dinis, 2

Infelizmente, pouco nada nos foi possível apurar sobre este curioso palacete, excepto que terá sido demolido por volta 1965/66.

Palacete na Avenida da República, 85, no cruzamento com a Avenida Júlio Dinis, 2 [1965]
Arnaldo Madureira, in AML

O topónimo Rua Júlio Dinis, atribuído por deliberação camarária de 04/02/1909, passou a Avenida Júlio Dinis por edital de 08/06/1925 e após deliberação camarária de 02/06/1925. O mesmo edital estipulou que as ruas António Serpa, Barbosa du Bocage, Elias Garcia, João Crisóstomo e Visconde de Valmor passassem a ser também identificadas como avenidas.
“Júlio Dinis", pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho (1839-1871), nasceu no Porto e foi entre esta cidade, Ovar e o Douro que passou grande parte da sua vida. Tirou o curso de medicina na Escola Médica do Porto, aliando a profissão de médico à de escritor. Os seus primeiros textos foram publicados em A Grinalda e em O Jornal do Comércio.  [cm-lisboa.pt]

1 comment:

  1. Este palacete pertencia ao meu tio-avô Manuel Berenguel Vivas, dono dos Caminhos de Ferro da Beira-Alta e da Empresa Geral de Transportes. O Ministro da Educação de Salazar, Prof. Doutor Francisco de Paula Leite Pinto, foi Administrador da emprdesa de CF antes de a CP ter aglutinado as diversas empresas privadas de Caminhos de Ferro.

    ReplyDelete

Web Analytics