Sunday 16 August 2020

Bairro Chinês, Marvila

A construção das barracas fazia-se de noite porque quem as construía trabalhava, normalmente, durante todo o dia. Mas também se esperava pela noite para esconder o trabalho de construção dos olhos dos polícias.


O Bairro Chinês, o maior bairro de barracas da zona oriental de Lisboa, ficava onde hoje podemos ver os bairros Marquês de Abrantes, Alfinetes e Salgadas e Quinta do Chalé.
A confiar apenas na descrição da rua principal, a impressão que nos fica do Bairro Chinês está longe de ser a melhor. Quando chovia, as águas que desciam a encosta desde o campo do Clube Oriental de Lisboa – mais conhecido, simplesmente, por Oriental – até à passagem de nível arrastavam consigo a terra dos arruamentos improvisados, abrindo um canal de lama que dividia o bairro ao meio. “Passava um regato no meio, onde deitavam as necessidades”, descreve um morador. “E tinha umas tábuas para se passar de um lado para o outro”. Um verdadeiro riacho no meio de Marvila.

Bairro Chinês [195-]
Marvila, junto ao campo de futebol do Oriental
Judah Benoliel, in AML

É sabido que, embora não seja oficial, o epíteto de Bairro Chinês se tornara habitual. No entanto, o nome não é consensual. A origem já foi apontada a um suposto proprietário de ascendência oriental. “O nome Bairro Chinês não tinha nada que ver com os nomes das quintas”, diz, construindo o puzzle. “O que aconteceu foi que alguém se lembrou que, por causa da densidade das pessoas, aquilo parecia a China.” De alguma forma, a analogia não pareceu errada à maioria das pessoas, já que “o bairro tinha mais ou menos duas mil famílias”. Assim ficou. Independentemente do nome, este bairro foi porto seguro para muita gente que fugia à miséria e à desesperança que grassavam nas terras do interior do país, ofuscando qualquer falta de condições das barracas de chapa e madeira.
________________________________ 
Bibliografia
A vida no Bairro, O Bairro Chinês na primeira pessoa, João Santana da Silva, historiador, 2015.

4 comments:

  1. E depois, ainda há para aí muitos maduros com saudades dos tempos do Salazar, que nessa altura é que se vivia bem, segundo eles.
    O dianho que os leve!

    ReplyDelete
  2. Tem toda a razão. Lembro bem a miséria que havia no tempo de Salazar.

    ReplyDelete
  3. Só agora descobri este blog mas já tinha recolhido a foto noutro local! Bem Hajam pela manutenção da memória! Vivi por aqui entre 1962 e 1968...mais ou menos entre os meus 4 e os 10 anos de idade...ainda hoje pesa!

    ReplyDelete
  4. Antonius Block7 June 2023 at 22:59

    Essa foto foi tirada da rua,hoje denominada, R da Qta do Marques de Abrantes,de costas para o campo do oriental.
    Agora é uma alameda virada para o rio mas ainda lá estão algumas casas da foto. Mais à frente junto ao aqueduto existem uns "currais" onde pernoitam dois rebanhos, um de cabras e outro de ovelhas, que costumam pastar nas redondezas. Idiossincrasias da nossa cidade.

    ReplyDelete

Web Analytics