Sunday 29 March 2020

Palacete Andrade Bastos

Palacete construído em finais do século XIX para residência de Dª Guilhermina de Andrade Bastos, a par de um outro edificado para o irmão, o Dr. Júlio de Andrade, com base num projecto (1891) do arquitecto italiano Sebastião Locati.


Inserido na malha da cidade, no interior dum lote murado, o edifício é circundado pelo jardim a toda a volta. Está localizado dentro do lote, na zona central. A entrada faz-se pela rua Júlio de Andrade, n.º 3. Pertence à freguesia de São José e está implantado numa zona plana em relação à rua. O terreno com o jardim até à fachada é plano e após o palacete entra em declive descendente, de Este para Oeste na zona posterior.

Palacete Andrade Bastos |post. 1891|
Fachada posterior voltada a Oeste sobre o Jardim do Torel; observa-se o
jardim em socalcos e planos inclinados, com três pisos separados por frisos e quatro panos.
Postal ilustrado não circulado, edição de Martins & Silva, in Lisboa de Antigamente

O actual palacete apresenta inúmeras alterações ao projecto inicial, mas a documentação das plantas originais permite uma reconstituição conjectural. Assim, o piso superior terá sido destinado a uma zona de quartos e incorporou inicialmente um terraço voltado a Poente. No piso intermédio (térreo a Nascente e piso 1 a Poente) situa-se a entrada principal pelo lado da rua. Este corresponde a uma zona de recepção, com um vestíbulo de distribuição para o andar superior ou inferior, pelas escadas de aparato ou de serviço, estas situadas junto à copa, a Sudoeste. Junto à fachada poente situam-se as salas de recepção. O piso -1, com acesso directo ao jardim pela fachada poente, corresponde a uma zona privada da família. Na zona nascente do mesmo piso (semienterrado), situam-se os acessos originais aos pisos superiores, de aparato e de serviços. No projecto original verifica-se a cozinha em comunicação com a copa no piso superior e uma sala de criados a nascente.

Palacete Andrade Bastos |1968|
Fachada principal, entrada pela Rua Júlio de Andrade,3
Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente

Nota(s): Desde Julho de 1988 está instalada no palacete a sede social de A Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa.

Desenho da implantação do Palacete Andrade Bastos em 1891
Assinalados a vermelho estão o palacete (B) e a Rua Júlio Andrade

Bibliografia
acasasenhorial.org

3 comments:

  1. Bonito post. O Torel é sempre uma zona fantástica. Houve uma vez um escritor, que afirmou que o Torel era o Estoril em Lisboa.

    Um abraço

    ReplyDelete
  2. Hello! I've been reading your weblog for a long time now and
    finally got the courage to go ahead and give you a shout
    out from Houston Texas! Just wanted to mention keep up the great job!

    ReplyDelete

Web Analytics