Wednesday 4 September 2019

Rua Álvaro Coutinho

A celebração de figuras heróicas, a glorificação de figuras históricas, mártires da guerra, da monarquia e da religião caracterizou o período da I.ª República. Uma das formas de o fazer consistiu na atribuição de topónimos.
Assim, a Rua Álvaro Coutinho, famoso cavaleiro conhecido por O Magriço, Século XV, foi atribuída à Rua de Nossa Senhora do Resgate. Martim Moniz, cujo nome está ligado á tomada de Lisboa aos Mouros ficou relembrado numa rua com a denominação de S. Vicente (À Guia).

Rua Álvaro Coutinho [196-]
[antiga de Nossa Senhora do Resgate]
Ao fundo, na Rua dos Anjos, a segunda sede do Lisboa Ginásio Clube
Horácio Novais, in Lisboa de Antigamente

Álvaro Gonçalves Coutinho, como parece era natural de Penedono e foi o chefe de Os Doze de Inglaterra, história de cavalaria de que fez eco Camões, em Os Lusíadas (I, 12;VI, 53-69). Com mais onze portugueses foi a Inglaterra vingar a afronta feita a outras tantas damas que se queixaram ao duque de Lencastre, tendo este proposto que os doze injuriados defrontassem outros tantos cavaleiros que ele conhecera em Portugal, de onde saíram vencedores os cavaleiros lusitanos.
De certo sabe-se que Álvaro Gonçalves Coutinho prestou assinalados serviços, em 1411, a João, duque de Borgonha e conde de Flandres. [cm-lisboa.pt]

2 comments:

  1. Good site you have here.. It's hard to find good quality writing like yours nowadays.
    I seriously appreciate people like you! Take care!!

    ReplyDelete

Web Analytics