O Bairro Andrade — diz Norberto de Araújo — foi aqui a grande primeira nota de urbanismo, entre campos e lugares aprazíveis; fundou-o um proprietário de terrenos locais, o qual, concedida a autorização municipal, o rasgou em xadrez regular, pondo às ruas os nomes das senhoras de sua família; leva pouco mais que quarenta anos [finais séc. XIX].
A Rua Andrade foi atribuída por deliberação camarária de 10 de Novembro de 1892, confirmada pela presidência da Câmara em 30 de Janeiro de 1893, a qual atribuiu também na mesma área os seguintes topónimos: Rua Maria Andrade, Rua Maria, Rua Palmira e Rua Antónia Andrade, no arruamento que ligava o Caminho do Forno do Tijolo com a Rua Maria.
Rua Andrade [1960] Esquina com a Av. Almirante Reis; em frente à 'Leitaria Bijou' — antiga Farmácia Bezelga; do lado esquerdo da foto ficava o antigo Cinema Lys. Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente |
Das actas das sessões da Comissão Municipal no ano de 1892, pode ler-se o seguinte sobre o dia 10 de Novembro de 1892:
«De Manuel Gonçalves Pereira d'Andrade, proprietário do 'Bairro Andrade', cujas ruas estão na posse da Câmara, pedindo que n'ellas sejam conservados os nomes que indica.
Deferido, com a alteração de Rua Antónia Andrade em vez de Rua Maria Antónia».
Daqui se pode inferir que a Rua Andrade recolhe a sua denominação do proprietário do Bairro Andrade e as restantes ruas do bairro, também indicadas pelo proprietário serão provavelmente de familiares — quiçá mulheres e filhas — do proprietário do Bairro Andrade.
Rua Andrade junto à Rua Palmira [1960] Vendedeira de quinquilharia Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente Nota(s): o local da foto não está identificado no amL. |
Rua Andrade, 55 [1960] Vendedor ambulante de fruta Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente Nota(s): o local da foto não está identificado no amL. |
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 15, 1938.
cm-lisboa.pt.
Ontem passei nessa rua (a caminho da baixa) e comércio português agora só mesmo a farmácia (que fica um pouco mais acima em relação à antiga ).
ReplyDeleteEu e o meu marido crescemos e namoramos na rua Andrade belos tempos
ReplyDelete