Wednesday 19 December 2018

Terreiro do Paço: um secretário do povo

Na viragem do séc. XX, Portugal era um País esmagadormente rural. Lisboa era o maior centro urbano, com uma população circa das 350.000 pessoas, maioritariamente analfabeta — três homens em cada quatro e seis mulheres em cada sete não sabiam ler nem escrever — proveniente das zonas rurais, que procurava emprego na grande cidade, mas que aqui vivia em condições infra-humanas, em casas insalubres, sobrelotadas, que necessitavam de “apoio social".

Praça do Comércio [1931]
Legenda no arquivo: «Terreiro do Paço: um secretário do povo escrevendo uma carta a uma rendeira analfabeta»
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Século

4 comments:

  1. Essas estatísticas relativamente à alfabetização são sempre impressionantes e muito esclarecedoras do Portugal de então. Nessa época, em muitos países da Europa as taxas de alfabetização já andavam nos 90 ou 80 % da população.

    Esses números também nos fazem pensar no muito que se fez em Portugal nos últimos quarenta anos, em que se conseguiu praticamente erradicar o analfabetismo.

    Um abraço

    ReplyDelete
  2. Terrific website you have here.

    ReplyDelete
  3. Meia dúzia de linhas, mas de grande e enorme visibilidade do ponto de vista histórico/social - da sociedade Portuguesa, ao entrar no séc. XX- que ilustra, como 'a educação, é uma exigência da vida em sociedade’, enquanto núcleo central e poderoso da cultura de um povo, combatendo o seu oposto a iliteracia, de um modo geral. Chamo a atenção, para a fotografia, que nos diz, numa síntese emocionante, como era a 'Sociedade ao emergir do seculo XX...

    ReplyDelete
  4. Que foto maravilhosa, retrata bem a evolução da nossa sociedade.

    ReplyDelete

Web Analytics