Wednesday, 23 August 2017

Cinema de Alvalade

Projectado pelos arquitectos Lima Franco e Filipe de Figueiredo em 1945, foi inaugurado no dia 8 de Dezembro de 1953 com o filme brasileiro de Lima Barreto, «O Cangaceiro», sessão a que esteve presente o embaixador do Brasil em Portugal. 
O Cinema de Alvalade, com capacidade para 1262 espectadores, distribuídos por uma plateia e dois balcões, foi durante décadas um dos símbolos do Bairro de Alvalade. No seu interior destacava-se uma das obras mais importantes da pintora Estrela Faria.
 
Cinema de Alvalade [c. 1953]
Avenida de Roma, 100
Salvador de Almeida Fernandes. in Lisboa de Antigamente
Cinema de Alvalade, foyer [c. 1953]
Avenida de Roma, 100
À dir. observa-se a pintura mural da autoria de Estrela Faria.
Esse mural, durante muitos anos tapado, quando da ocupação desse edifício pela IURD, foi recuperado, quando da reconstrução do edifício, e pode ser visto no actual Cinema City, inaugurado em 2008.
Estúdios Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

Desde que foi encerrado, em 1985, foi arrendado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) até ao ano 2000. Depois de três anos votado ao abandono, foi iniciada a sua demolição em 2003. No seu lugar viria a ser erguido um empreendimento de luxo Hollywood Residence, de oito pisos destinado a habitação, escritórios e uma zona de lazer onde existem 4 mini-salas de cinema, Cinema City Classic Alvalade (CCCA)

Cinema de Alvalade, Sala de Projecção [c. 1953]
Avenida de Roma, 100
Salvador de Almeida Fernandes. in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Saved as a favorite, I really like your web site!

    ReplyDelete
  2. Ainda consigo ser mais velho . Foi um dos meus cinemas durante toda a sua existencia

    ReplyDelete

Web Analytics