Saturday 19 November 2016

Mercado do Forno do Tijolo

Esta Rua Maria da Fonte, que abre à nossa esquerda, é designação post-República (1917), e constituía antes a Calçada do Forno do Tijolo.


O Mercado do Forno do Tijolo, com projecto vanguardista do arq.º Eduardo dos Reis,  construído pelo construtor António Veiga, foi inaugurado em 1956. O nome advém de dos antigos fornos de tijolo e telha que aqui existiam. O acesso à Rua Damasceno Monteiro faz-se por uma escadaria engalanada por diversos painéis que representam os comerciantes típicos do século XIXcomo os vendedores de galinhas, de castanhas assadas, de hortaliças, e até o ardina vendendo A Paróquia — a revista municipal da freguesia. Com o intuito de revitalizar o mercado e capacitá-lo para novas funções, a Câmara lançado um concurso público de concessão de parte delimitada da Nave Central, o qual permitirá a construção de um novo espaço de co-working.

Mercado do Forno do Tijolo [1956]
Rua Maria da Fonte; Rua Damasceno Monteiro

Armando Serôdio, in Arquivo Municipal Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa em Julho de 2013, pretendendo estimular a inovação e a criatividade abriu neste mercado o Fab-Lab. Trata-se de um laboratório de fabricação digital que permite a criação de novos produtos de propriedade intelectual (a baixo custo) e negócios. O FabLab Lisboa pretende ser acessível ao cidadão comum, possibilitando-lhe o acesso a um espaço onde se possa fazer quase tudo, visando o desenvolvimento social e económico, seja a nível individual ou comunitário. Com este laboratório a CML pretende estimular a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, e ajudar a tornar realidade o protótipo de uma ideia.

Mercado do Forno do Tijolo, panorâmica [1956]
Rua Maria da Fonte; Rua Damasceno Monteiro
Armando Serôdio, in Arquivo Municipal Lisboa

Neste momento já podemos encontrar associados ao Mercado, nomeadamente, a Junta de freguesia dos Anjos, uma Universidade sénior, um parque infantil, um campo de jogos,.um supermercado e um posto dos CTT.

Mercado do Forno do Tijolo [1956]
Rua Maria da Fonte; Rua Damasceno Monteiro

Armando Serôdio, in Arquivo Municipal Lisboa

1 comment:

  1. If some one wishes expert view regarding blogging then i advise him/her to go to see this weblog, Keep up the good job.

    ReplyDelete

Web Analytics