Friday 2 September 2016

Avenida João XXI

A Avenida João XXI, apresenta um perfil transversal, possuindo duas vias de tráfego em cada sentido, com um separador central. Esta é uma via importante no contexto da cidade de Lisboa, ligando a zona das Avenidas Novas à zona oriental.


O plano do Bairro do Areeiro data de 1938 e é da autoria do arq.º Faria da Costa e previa a construção de duas avenidas no sentido Este-Oeste: Av. de Paris e Avenida João XXI e de uma outra, de menores dimensões, no sentido Norte-Sul, a Av. Presidente Wilson. A primeira parte do plano teve início em 1940, com a construção dos edifícios da Avenida de Paris e Praça Pasteur. Mais tarde, a partir de 1948, surgiram os prédios da Avenida João XXI e Avenida Presidente Wilson.

Avenida João XXI, cruzamento com a Avenida de Roma [c. 1953]
Ao fundo, a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, antiga Praça do Areeiro
António Passaporte, in AML

A construção destes bairros foi calculada pelo município de Lisboa, através dos planos de expansão da cidade, afim de evitar o crescimento desordenado e a arquitectura de má qualidade. A Câmara era responsável não só pelos traçados urbanos, mas também pela venda de lotes de terreno. Os projectos de construção respeitaram sempre um princípio da harmonia de todo o plano. Os nomes das suas ruas, praças e avenidas surgiram por mão da Câmara Municipal que procurou dar algum cosmpolismo e tornar Lisboa uma cidade mais europeia. [jf-areeiro.pt]

Avenida João XXI em construção [c. 1950]
Direcção Poente
Judah Benoliel, in AML

Este topónimoAvenida João XXIfoi atribuído em 1948 a partir de uma sugestão do Vereador Dr. Viegas da Costa, para perpetuar na memória da cidade o único Papa português, Pedro Julião «Hispano», terá nascido entre 1205 e 1220, em Lisboa, e veio a falacer que em 20 de Maio de 1277 , em Viterbo (Itália), após um pontificado de apenas oito meses. Mas, embora ocupando um cargo que virá a ter uma importância cada vez mais poderosa a nível político na escala mundial, a sua fama foi muito além do seu cargo na Santa Sé. A alcunha «Hispano» revelava a sua origem da velha província penínsular romana, já que a nação Portugal ainda era pouco conhecida. Pedro Hispano foi autor de vários livros que chegaram a ser literatura básica nas universidades europeias. Não escreveu nem uma única palavra sobre as experiências do seu Pontificado, mas sim muito sobre os seus estudos nas mais variadas áreas. [cm-lisboa.pt]

Prolongamento da Avenida João XXI para Poente (Campo Pequeno) [c. 1950]
Esquina da Rua Augusto Gil (dir.)
Judah Benoliel, in AML

1 comment:

  1. A parte poente da Avenida é dos finais dos anos trinta e muito anterior à que fica entre a Av. de Roma e o Areeiro. A ligação ao Campo Pequeno só se faria em 1966.

    ReplyDelete

Web Analytics