Friday 2 June 2023

Palacete das Chagas (ou Viana)

No palacete n.º 7 a 15 da Rua das Chagas está instalado o Instituto Comercial de Lisboa, que resultou (1918), nas evoluções do ensino técnico, do desdobramento do antigo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi aqui no século XVI — recorda Norberto de Araújo — o Solar dos Condes da Cunha; o palacete actual pertenceu a Gaspar Viana, foi sede da Legação de Espanha, moradia do Marquês da Foz, e sede da Sociedade de Geografia de 1891 a 1897.
O sítio a cavaleiro da Bica popular, pitoresca e tumultuosa, dá uma zona tranquila, na vizinhança do Camões e do Loreto.
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XIII, pp. 52, 1939)

Palacete das Chagas (ou Viana) |1943|
Rua das  Chagas, 7-15 (2º edifico)
Eduardo Portugal, 
in Lisboa de Antigamente

A Rua das Chagas termina no alto do mesmo nome, cujo admirável ponto de vista foi completamente sacrificado pela construção de novos prédios. A Igreja das Chagas, ali existente, foi fund. em 1542 por pilotos e mestres da Carreira da Índia. A imagem tradicional que trouxeram da Índia, no séc. XV, os irmãos marítimos era a de N. Senhora da Piedade, chamada das Chagas de Cristo, e que acabou por se fixar na memória de Lisboa este topónimo «das Chagas.
Foi nessa igreja, segundo a lenda, que Camões viu pela primeira vez Natércia, na quarta-feira santa de 1542. [Guia Portugal: 1924]

Palacete das Chagas (ou Viana) |1959|
Rua das  Chagas, 7-15
A extremidade ocidental da rua do Ataíde, era designada antes do terramoto por calçadinha das Chagas, ou Calçadinha da Igreja das Chagas. Nos meados do século XVII era a rua da Porta das Chagas ou da Porta da Travessa das Chagas. [Macedo: 1940]
Fernando Matias, 
in Lisboa de Antigamente

1 comment:

Web Analytics