A Rua Francisco Sanches (1550-1622) nasceu ainda no séc. XIX, através do Edital municipal de 18/12/1893 na «rua que parte da Travessa do Caracol da Penha ou Nascente da Avenida dos Anjos e que deve vir a findar na antiga Estr. de Circunvalação».
Médico, filósofo e professor universitário português, nasceu em 1551, na diocese de Braga e foi baptizado na Igreja de S. João do Souto. Quanto ao local do seu nascimento, existem três hipóteses: Braga, Tui ou Valença do Minho, mas a segunda hipótese é, de todas, a mais viável. Francisco Sanches, na sua matrícula da Universidade de Montpellier, declara ter nascido em Tui - natus in civitate tudensi.
Francisco de Oliveira (1702–1783), conhecido como Cavaleiro de Oliveira, funcionário da Coroa no século XVIII e escritor proibido pela Inquisição, é desde a publicação do Edital municipal de 17 de Outubro de 1924 o topónimo de uma Rua de Arroios que hoje une a Rua Morais Soares à Praça Olegário Mariano.
Que pena ver um espaço tão carismático ao abandono. Faria sentido dotar esta que é das zonas mais densas da cidade com um plano cultural que devolvesse energia ao bairro.
ReplyDeleteC. Felipe
O transito ao contrário de hoje .
ReplyDeleteLisbon is a great city to visit.
ReplyDeletebela imagem parabéns conheço muito bem obrigado pela recordação
ReplyDeleteCarlos Resende
Looks much more inviting than the overcrowded neon nightmare of today.
ReplyDeleteSó uma recordação.
ReplyDeleteAcabou-se o que era doce.
Vivi aqui até aos 23 anos
ReplyDelete