Friday 14 June 2024

Rua Francisco Sanches esquina com a Rua Cavaleiro de Oliveira

A Rua Francisco Sanches (1550-1622) nasceu ainda no séc. XIX, através do Edital municipal de 18/12/1893 na «rua que parte da Travessa do Caracol da Penha ou Nascente da Avenida dos Anjos e que deve vir a findar na antiga Estr. de Circunvalação».

Médico, filósofo e professor universitário português, nasceu em 1551, na diocese de Braga e foi baptizado na Igreja de S. João do Souto. Quanto ao local do seu nascimento, existem três hipóteses: Braga, Tui ou Valença do Minho, mas a segunda hipótese é, de todas, a mais viável. Francisco Sanches, na sua matrícula da Universidade de Montpellier, declara ter nascido em Tui - natus in civitate tudensi.
Francisco de Oliveira (1702–1783), conhecido como Cavaleiro de Oliveira, funcionário da Coroa no século XVIII e escritor proibido pela Inquisição, é desde a publicação do Edital municipal de 17 de Outubro de 1924 o topónimo de uma Rua de Arroios que hoje une a Rua Morais Soares à Praça Olegário Mariano.
 
Rua Francisco Sanches esquina com a Rua Cavaleiro de Oliveira |195-|
Praça Olegário Mariano; ao fundo corre a Rua Morais Soares
A Praça Olegário Mariano, na freguesia de S. Jorge de Arroios, foi atribuída por Edital municipal de 4 de Maio de 1959 na então designada Praceta da Rua Pascoal de Melo. 
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

6 comments:

  1. Que pena ver um espaço tão carismático ao abandono. Faria sentido dotar esta que é das zonas mais densas da cidade com um plano cultural que devolvesse energia ao bairro.
    C. Felipe

    ReplyDelete
  2. O transito ao contrário de hoje .

    ReplyDelete
  3. Winston Wainwright16 June 2024 at 09:59

    Lisbon is a great city to visit.

    ReplyDelete
  4. bela imagem parabéns conheço muito bem obrigado pela recordação
    Carlos Resende

    ReplyDelete
  5. Looks much more inviting than the overcrowded neon nightmare of today.

    ReplyDelete
  6. Só uma recordação.
    Acabou-se o que era doce.

    ReplyDelete

Web Analytics