Friday, 15 December 2023

Avenida Dr. António José de Almeida

Por edital de 12/11/1929, a Avenida 12 do Novo Bairro no seguimento da Avenida Almirante Reis, passou a denominar-se Dr. António José de Almeida.
António José de Almeida (1866-1929) foi o 6.º Presidente da República Portuguesa (1919-1923). À sua profissão de médico aliou a actividade de jornalista e político.
Foi eleito em 6 de Agosto de 1919, com o apoio dos partidos Evolucionista e Unionista e de muitos apoiantes do Partido Democrático.
À data da sua eleição, era já uma das figuras mais prestigiadas do republicanismo, em grande parte pela eloquência e capacidade retórica que faziam dele «o tribuno da República».
Durante a sua Presidência, a Constituição foi revista, tendo-se atribuído ao Chefe do Estado o poder de dissolução do Congresso.
Foi o único Presidente que, durante a I República (1910-1926) cumpriu na íntegra os quatro anos de mandato presidencial fixados pela Constituição de então.

Avenida Dr. António José de Almeida |1935|
Perspectiva tirada do Instituto Nacional de Estatística
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Porém, por conspirar contra a ditadura de João Franco, acaba por ser preso, sendo apenas libertado após o Regicídio (1908).
Depois da proclamação da República, António José de Almeida foi nomeado Ministro do Interior do Governo Provisório Republicano (1910-1911). Em 1912 protagoniza uma cisão no Partido Republicano, daí emergindo o Partido Republicano Evolucionista, de índole mais conservadora.
Quatro anos depois chefia um governo de coligação (entre o Partido Republicano e o Partido Republicano Evolucionista), cargo que foi acumulado com a pasta das Colónias.

Monumento a António José de Almeida |post. 1937|
Avenida Dr. António José de Almeida

Em sua memória, foi erigido um monumento da autoria do escultor Leopoldo de Almeida e do arqº Pardal Monteiro na actual Avenida António José de Almeida (1937). 
Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

1 comment:

Web Analytics