Sunday, 2 July 2023

Exposição Lisboa Antiga

A exposição «Lisboa Antiga» — reconstituição em miniatura de um antigo bairro lisboeta anterior a 1755  — , é inaugurada a 4 de Junho de 1935 no contexto das Festas da Cidade, ocupando o terreno da Cerca do extinto Convento do Santo Crucifixo das Capuchinhas Francesas (Convento das Francesinhas).
Uma vez demolida essa efémera (mas bem sucedida) construção, o espaço manteve-se desocupado até ser inserido no plano de embelezamento da zona de protecção do Palácio da Assembleia Nacional que, no decorrer da década de 1940, se traduziu no arranjo da envolvente do edifício, por via da construção da monumental escadaria, e da execução de um jardim no terreno das Francesinhas, no qual o seu arquitecto, Luís Cristino da Silva, previu reedificar o Arco de São Bento, demolido em 1938. O Jardim é inaugurado em 1949, sem o arco (que é reconstruído na praça de Espanha em 1998).

Exposição Lisboa Antiga, vista de S.| 1935|
O Jardim das Francesinhas, ou Jardim Lisboa Antiga, fica no cruzamento da Calçada da Estrela, ao fundo junto à Assembleia da República , com a Rua das Francesinhas, à dir..
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Nos terrenos do antigo convento das Francesinhas, podia observar-se um trecho de Lisboa do século XVII, com os seus arruamentos típicos, o seu comércio e palácios, uma curiosa miniatura, evocação da época da capa e espada, com as rondas de alabardeiros e oficiais de chapéus emplumados. Ali se vêem representadas as suas estalagens e alquilés, sem lhe faltar o Pátio das Comédias, onde tanto sucesso fizeram os autos dos nossos escritores gongóricos.

Exposição Lisboa Antiga, vista d0 N.| 1935|
Em baixo nota-se a entrada do recinto feito pela Calçada da Estrela. Ao fundo à dir. vêem-se os prédios na curva da Rua Miguel Lupi; em último plano observa-se o antigo edifício do antigo Convento das Inglesinhas (ao Quelhas), actual ISEG.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Fátima Jordão4 July 2023 at 13:22

    Adorei saber. Obrigada.

    ReplyDelete
  2. Excelente trabalho de não só manter viva a memória e a história de Lisboa. Obrigada pelo seu serviço público.

    ReplyDelete
  3. Obrigada por tanta e tão útil informação.

    ReplyDelete

Web Analytics