Friday 16 September 2022

Avenida dos Estados Unidos da América com a Rua Guilhermina Suggia

A 30 Janeiro de 1941 é apresentado o «Projecto da Avenida dos Estados Unidos da América do Norte», elaborado pelo Engenheiro Manuel Botelho da Costa para a Direcção de Serviços de Urbanização e Obras (DSUO) da CML. A avenida começaria a ser contruída no início da década de 1950.
Entre 1949 e 1952, são erguidos os primeiros edifícios de de 4 pavimentos na avenida e na Rua Guilhermina Suggia [vd. 2.ª imagem], segundo projecto da autoria dos arquitectos Joaquim Ferreira e Orlando Azevedo.
 
Avenida dos Estados Unidos da América [1951]
Esquina com a Rua Guilhermina Suggia; foto tirada da Avenida Almirante Gago Coutinho.
Eduardo Portugal, in AML

Cinco anos após o seu falecimento, Guilhermina Suggia, a primeira mulher a fazer carreira de violoncelista a solo, entrou na toponímia alfacinha pelo Edital de 20/10/1955, na anteriormente designada Rua 59 do sítio de Alvalade, por sugestão do Vice-Presidente da Câmara, Luís Pastor de Macedo.
Guilhermina Augusta Xavier de Medim Suggia (1885–1950) foi uma violoncelista que desde cedo fez uma carreira internacional absolutamente extraordinária que além de grande reconhecimento lhe granjeou discípulas como Thelma Reiss ou Raya Garbousova.

Rua Guilhermina Suggia [c. 1952]
Antiga Rua 59 do sítio de Alvalade; perspectiva tirada da Av. dos Estados Unidos da América.
Fotógrafo não identificado, in AML

1 comment:

  1. Nesse tempo a avenida na imagem seria a circular externa de Lisboa, hoje (e desde há muito) faz parte da circular interna. E além disso o aeroporto era mesmo fora da cidade.

    ReplyDelete

Web Analytics