Friday 29 October 2021

Largo de São Rafael

Aí temos no Largo, no prédio n.° 2 — recorda Norberto de Araújo — , um registo de azulejo dando N. Senhora, Santo António e S. Marçal [entretanto removido, vd. 2ª imagem]. Os dois prédios contíguos já são do tipo original da Alfama, embora ainda discretos; noutro sítio de Lisboa seriam «uma graça». Por aqui, à força da acumulação dos motivos urbanos, não passam estes de triviais.
Eu calculo, sem exagero, em mais de uma centena o número de casas pitorescas neste histórico bairro, de vários tipos e idades, mas cada uma delas com sua característica própria e nota «pessoal»: raro é uma casa reproduzir-se de outra.

Largo de São Rafael [c. 1950]
Ao fundo nota-se um registo de azulejo dando N. Senhora, Santo António e S. Marçal, entretanto removido.
Estúdio Horácio Novais, in FCG

Este Largo de Alfama que se encontra na confluência entre a Rua São João da Praça, Rua de São Miguel, Beco das Barrelas e Rua da Judiaria é um topónimo fixado em Lisboa após o terramoto de 1755. De acordo com Gomes de Brito, a denominação radica no facto de neste arruamento ter havido a ermida da Congregação de S. Rafael. No local onde se ergueu a igreja paroquial de São Pedro destruída pelo terramoto foi construído um hospício e igreja de Nossa Senhora da Conceição ou dos Sufragadores das Almas do Purgatório, religiosos da Ordem que tinha por patrono o arcanjo S. Rafael e que acabou extinto em 1834.
Nesta artéria ergue-se a Torre de Alfama ou de S. Pedro.

Largo de São Rafael, 2 [1960]
Painel de azulejos representando Nossa Senhora da Conceição, Santo António e São Marçalentretanto removido.
Armando Serôdio, in AML

1 comment:

  1. Foi removido para parte incerta. Indagada a edilidade não responde.

    ReplyDelete

Web Analytics