Sunday 19 September 2021

Antigo Convento de Santa Apolónia

À entrada da Rua de Santa Apolónia aí tens o que resta do antigo Convento de Santa Apolónia: o pórtico da Igreja. Dou-te outra notícia velha.
O Mosteiro de Santa Apolónia, das religiosas franciscanas da primeira regra de Santa Clara — recorda Norberto de Araújo, teve seu começo neste sítio, junto de una Ermida quinhentista que aqui havia, do orago de Santa Apolónia que deu o nome ao sítio, e que fora reedificada em 1671; dele, com carácter de simples recolhimento, foi fundadora em 1693 uma religiosa, D. Izabel da Madre de Deus, senhora muito favorita de D. Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra. Em 1718 o Recolhimento converteu-se em Convento, bem pequeno por tal sinal. Sofreu alguns estragos pelo Terramoto e foi restaurado. Em 1833 as freiras, por motivo das lutas liberais, recolheram ao Convento de Sant'Ana, e para aqui mais não voltaram. Extintas as Ordens no ano seguinte, a Casa serviu de moradia a alunos aprendizes do Arsenal do Exército, e cm 1852 passou à Companhia Real dos Caminhos de Ferro.

Igreja do antigo Convento de Santa Apolónia [1945] 
Rua de Santa Apolónia, frente ao Palácio Pancas Palha
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Como atrás disse — quando foi inaugurado o primeiro caminho de ferro, antes de abrir a grande Estação Central, por este edifício se fazia a entrada dos passageiros; desde há muito que, interiormente, a Igreja está despida de sinal religioso, constituída em armazém da Cooperativa do Pessoal dos Caminhos de Ferro.

Igreja do antigo Convento de Santa Apolónia [1945] 
Rua de Santa Apolónia, frente ao Palácio Pancas Palha
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

N.B. O convento foi demolido no final década de 1950 e a fachada da igreja foi transferida para a frontaria da nova Igreja de São Marcos, em Arripiado (Chamusca).

Antigo Convento de Santa Apolónia, lado sul visto do rio [1945] 
Rua de Santa Apolónia, edifício pertencente à companhia dos Caminhos de Ferro
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XV, p. 27, 1939.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics