Wednesday 9 May 2018

O Caracol da Penha

O olisipógrafo Norberto de Araújo caracteriza da seguinte forma este curioso e sinuoso arruamento que liga o alto da Penha — a encosta na colina mais alta de Lisboa  — ao velhinho sítio de Arroios:

Ora aqui chegamos ao desejado ponto final dêste passo de jornada: o antigo Caracol da Penha que conduzia à Cabeça de Alperche.
Esta Cabeça — ou Cabeço — é desde há muito o alto da Penha de França; o Caracol tomou desde 1891 o dístico de Rua Marques da Silva.
Enveredemos por ela. E vamos devagarinho, pois bem íngreme é. À direita, quási no alto, ai temos um desenho de povoamento modesto, que foi o primeiro neste sitio, sob o amparo da Igreja, e hoje quási despercebido a quem passa. 

O Caracol da Penha [190-]
Actual Rua Marques da Silva
Em primeiro plano vê-se a Rua Passos Manuel, de seguida a Rua de Arroios, e paralela a estas, o troço da Av. Almirante Reis, compreendido entre a as ruas Marques da Silva (antigo Caracol da Penha) e a futura Rua Pascoal de Melo, que será rasgada, por volta de 1910, nos terrenos que se vêem do lado esq. da foto; altaneira, a Igreja e antigo Convento de Nossa Senhora da Penha de França
Fotógrafo não identificado, in AML

 Logo a seguir olha-me esta espécie de castelo, de cimento armado [logo abaixo da torre sineira], e que de quási tôda a Lisboa se vê: é um depósito da Companhia das Águas, começado a construir em 1929, e terminado em 1932, com a capacidade de seiscentos metros cúbicos e que tem a particularidade de manter a pressão para a elevação das águas aos sitios mais altos da cidade.
Ora, Dilecto, neste ponto descansemos. Aqui temos mais um miradouro de Lisboa. Cousa bela, a cidade surpreendida dêste lado!

Panorâmica sobre a Penha de França [190-]
Actual Rua Marques da Silva
Igreja e antigo Convento de Nossa Senhora da Penha de França
Fotógrafo não identificado, in AML

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 16, 1938.

2 comments:

  1. Hi woᥙld you mind letting mе know wbich web hot уoᥙ're utilizing?
    I'νе loaded youг blog iin 3 Ԁifferent webb browsers ɑnd I mᥙst say thiѕ
    blog oads a llot faster tһen most. Cɑn you sսggest
    a good webb hosting provider at a reasonable price?
    Tһank you, I aρpreciate іt!

    ReplyDelete
  2. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I will make sure to bookmark it and return to read more of your useful info.
    Thanks for the post. I will definitely comeback.

    ReplyDelete

Web Analytics