O olisipógrafo Norberto de Araújo caracteriza da seguinte forma este curioso e sinuoso arruamento que liga o alto da Penha — a encosta na colina mais alta de Lisboa — ao velhinho sítio de Arroios:
Ora aqui chegamos ao desejado ponto final dêste passo de jornada: o antigo Caracol da Penha que conduzia à Cabeça de Alperche.
Esta Cabeça — ou Cabeço — é desde há muito o alto da Penha de França; o Caracol tomou desde 1891 o dístico de Rua Marques da Silva.
Enveredemos por ela. E vamos devagarinho, pois bem íngreme é. À direita, quási no alto, ai temos um desenho de povoamento modesto, que foi o primeiro neste sitio, sob o amparo da Igreja, e hoje quási despercebido a quem passa.
Logo a seguir olha-me esta espécie de castelo, de cimento armado [logo abaixo da torre sineira], e que de quási tôda a Lisboa se vê: é um depósito da Companhia das Águas, começado a construir em 1929, e terminado em 1932, com a capacidade de seiscentos metros cúbicos e que tem a particularidade de manter a pressão para a elevação das águas aos sitios mais altos da cidade.
Ora, Dilecto, neste ponto descansemos. Aqui temos mais um miradouro de Lisboa. Cousa bela, a cidade surpreendida dêste lado!
Panorâmica sobre a Penha de França [190-] Actual Rua Marques da Silva Igreja e antigo Convento de Nossa Senhora da Penha de França Fotógrafo não identificado, in in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, p. 16, 1938.
Hi woᥙld you mind letting mе know wbich web hot уoᥙ're utilizing?
ReplyDeleteI'νе loaded youг blog iin 3 Ԁifferent webb browsers ɑnd I mᥙst say thiѕ
blog oads a llot faster tһen most. Cɑn you sսggest
a good webb hosting provider at a reasonable price?
Tһank you, I aρpreciate іt!
Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
ReplyDeleteI will make sure to bookmark it and return to read more of your useful info.
Thanks for the post. I will definitely comeback.