Wednesday 28 February 2018

À roda de São João Nepomuceno

Este Largo — na confluência das Escadinhas de São João Nepomuceno e da Calçada Salvador Correia de Sá —, já aparece referido nas plantas da remodelação paroquial de 1780. Deriva o topónimo da proximidade à Calçada que originalmente se denominava Calçada de São João Nepomuceno e que por edital municipal de 14/10/1915 passou a designar-se Calçada Castelo Branco Saraiva e mais tarde (1950) tornou-se Calçada Salvador Correia de Sá.

Largo de São João Nepomuceno [1944]
Calçada de Salvador Correia de Sá (dir.)
Fernando Martinez Pozal, in AML

A origem do topónimo remete-nos para a existência neste local da antiga Igreja e Convento de São João Nepomuceno — santo patrono da Boémia —, conforme refere Norberto de Araújo nas suas Peregrinações: «No pequeno Largo, que mantém o dístico antigo, se encontra o Asilo de Santa Catarina [arqº Carlos Mardel, 2ª foto], com seu pequeno pátio fronteiro, instituição fundada neste sítio em 10 de Setembro de 1861. Existiu aqui o Convento dos Carmelitas Descalços alemães, edificado em 1737 pela Rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V.»

Asilo de Santa Catarina [1948]
Largo São João Nepomuceno, 7

Eduardo Portugal, in AML

N.B. Em 1754, a igreja do hospício recebeu os restos mortais da sua fundadora — D. Maria Ana de Áustria — que elegera a igreja como local de sua sepultura. Em 1910, a antiga igreja conventual (que funcionava como capela do asilo) foi profanada e posteriormente demolida; 1954 — instituição do colégio de Santa Catarina da Casa Pia de Lisboa e sua instalação no imóvel; 1973 — a Casa Pia de Lisboa começa a reconverter este colégio em residencial masculino e feminino.

Escadinhas de São João Nepomuceno [1944]
Vista tomada da Tv. do Marquês de Sampaio na direcção do Largo São João Nepomuceno que se pode observar na 1ª foto.
Fernando Martinez Pozal, in AML

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XII, p. 74, 1939.
monumentos.pt.
cm-lisboa.pt.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics