O Cinema Vox foi recebido com referências lisonjeiras ao seu «espaço confortável, elegante e de óptimo aspecto» com uma sala com capacidade para 604 espectadores, que se distribuíam pelas cadeiras e poltronas estofadas, com acessos alcatifados.
O Cinema Vox foi inaugurado a 16 de Abril de 1969 com o filme "Jogos Perigosos", com Simone Signoret e James Caan. De fachada elegante (projecto dos arquitectos Aníbal Barros da Fonseca e Eduardo Paiva Lopes), situava-se na Rua Bulhão Pato, logo a seguir ao Teatro Maria Matos. Tinha uma sala com capacidade para 604 espectadores e estava apetrechado com um dos mais modernos sistemas de projecção da altura, que inclusive possibilitava a visão dos filmes em 70 mm e 6 bandas estereofónicas. A sala era em tom verde-escuro, a contrastar com as poltronas, que eram em amarelo-torrado. Tinha um foyer bastante comprido (com as paredes revestidas de madeira de excelente efeito), incluindo um piso inferior, onde funcionava o bar.
![]() |
Cinema Vox |1977| Rua Bulhão Pato (até 1955 era a Rua 51 do Sítio de Alvalade). Vasques, in Lisboa de Antigamente |
Antes de se tornar no King Triplex (1988-2013), o Vox passou por uma fase intermédia o Espaço Voxmania – vocacionado para concertos de diversas bandas, como os G.N.R. ou os Heróis do Mar. Sendo um dos raros cinemas de Lisboa com uma programação própria, sem cedências ao mainstream, o King não aguentou a concorrência nem o despoletar da crise económica.
Assim, um dos últimos resistentes dos cinemas de Lisboa, foi obrigado a encerrar as suas portas no dia 24 de Novembro de 2013, para grande tristeza dos seus habituais espectadores, muitos deles vindos ainda dos tempos gloriosos do Vox original.
Cinema Vox |1969| Rua Bulhão Pato Ao fundo observa-se o edifício do Hotel Lutécia onde funcionava o Teatro Maria Matos. in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
Cinememórias, O Rato Cinéfilo, 2022.
ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa, 2012
Parabéns esta linda recordação muito especial.
ReplyDelete