Sunday, 16 February 2025

Rua de São João de Mata: a Santíssima Trindade

Subamos, com a linha eléctrica, o primeiro troço da Rua de S. João da Mata e prossigamos uns passos pela Rua Garcia da Orta, antiga de Santíssima Trindade, e logo encontramos as entradas da Rua de S. Félix e dos Remédios. [...]
Aquelas Ruas da Santíssima Trindade, S. Félix e S. João da Mata, têm uma única origem: a do Convento das Trinas, da Ordem da «Santíssimas Trindade», fundada por «S. João da Mata», e por «S. Félix», e de que há pouco te falei.
A explicação é aceitável; hoje a designação da Santíssima Trindade foi substituída pelo nome do grande botânico português, Garcia da Orta, e as tradições religiosas não se sentiram afrontadas. [Araújo, 1938]

Rua de São João de Mata |1956|
Cruzamento com a Rua Garcia de Orta
Nota(s): Criada em 1904, o Eléctrico 25, tornou-se a maior carreira de circulação de Lisboa, ligando a Baixa da cidade à Estrela.
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

João de Matha (1160-1213) foi um monge francês, fundador juntamente com São Félix de Valois, da Ordem da Santíssima Trindade (também conhecida como a Ordem Trinitária).
Este topónimo aparece pela primeira vez, nos registos paroquiais, em 1757.

Rua de São João da Mata |1902|
Esquina com a Rua de Santos-o-Velho
Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Saudades dessa zona onde deixei muitos amigos verdadeiros. Nesse tempo não havia telemóveis e o contacto, infelizmente, foi-se perdendo.

    ReplyDelete

Web Analytics