Edifício oitocentista com fachada totalmente revestida por azulejos, traduz vincado gosto romântico e cenografia com efeitos de trompe-l'oeil, apresentando um programa decorativo revivalista, de inspiração barroca.
O piso térreo apresenta um revestimento azulejar em trompe-l'oeil a imitar apainelados de cantaria, marmoreados em tons de manganês e branco, enquadrados por moldura azul, que lhe confere um ar rústico. Os restantes pisos evidenciam um revestimento azulejar sobre fundo azul, a imitar mármore, com falsos elementos arquitectónicos a amarelo, destacando-se as molduras dos vãos das janelas de sacada, na forma de pilastras, assim como os falsos frontões curvilíneos recortados, que rematam os referidos vãos, decorados por volutas e folhas de acantos, enquadrando grinaldas e cabeças humanas.
Campo de Santa Clara, 124 | Inicio do séc. XX| O Campo de Santa Clara foi buscar o nome ao antigo mosteiro de freiras de Santa Clara que aqui existiu. Relojoeiro na Feira da Ladra. José A. Bárcia, in Lisboa de Antigamente |
A ladear os conjuntos de vãos centrais observam-se apainelados recortados, com decoração barroca, que integram medalhão central ovalado, com efígie antropomórfica, de inspiração clássica, emoldurada por elementos vegetalistas. Por sua vez, a delimitar o edifício surgem outros apainelados recortados, que traduzem composições vegetalistas. Este trabalho, da autoria do pintor de azulejos Luís Ferreira, mais conhecido por "Ferreira das Tabuletas", foi produzido, por volta de 1860, na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego.
Campo de Santa Clara, 124 | 1945| O Campo de Santa Clara foi buscar o nome ao antigo mosteiro de freiras de Santa Clara que aqui existiu. Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
Belíssimo conjunto azulejar.
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