É no fim do séc. XIX que é inaugurada a Linha de Sintra (1887) e consequentemente a Estação de Benfica. Apesar de trazer grandes vantagens à zona e proporcionar um maior e mais rápido desenvolvimento, uma linha férrea cria uma barreira muito marcante na cidade. Foi esse o caso da linha de Sintra. O bairro do Calhariz de Benfica ficou separado de Benfica pela linha do comboio, e isso criou grandes dificuldades no seu desenvolvimento. Foi a partir desta data que Benfica começou a crescer exponencialmente, mas por outro lado a zona do Calhariz ficou completamente “paralisada” com esta separação. É também com a instalação da linha férrea que é criada a “rua da estação” a actual Av. Gomes Pereira, que estabelece a ligação entre a estrada de Benfica e a estação ferroviária.
(José Santos Pereira, projecto urbano para a estação de Benfica, 2012)

Grande Fotografia! Muito Obrigado pela história!
ResponderEliminarConheço muito bem, nasci numa casa situada a poucos metros da estação..Boas recordações.
ResponderEliminarE sempre bom ver fotos da Lisboa antiga do que era nesses tempos longínquos quem viveu nela nesses anos com certeza ao ver estas fotos recorda e guarda-as com enorme emoção.
ResponderEliminarAinda me lembro da estação assim.
ResponderEliminarDB
Lembro muito bem vivi nesse tempo em que quando se precisava de telefonar se ia à estação dos comboios. Roseli Silva
ResponderEliminarParece que foi ontem que eu usava esta estação duas vezes por dia.
ResponderEliminarnunca consegui encontrar foto da fachada da estação. será que o amigo conseguirá? obrigada. cumprimentos :)
ResponderEliminarInfelizmente, não. Cumps
EliminarAlguém se lembra de uma passagem subterrânea na estação de Santa Cruz de Benfica?
ResponderEliminar