Não há em Lisboa quem não pergunte o que significa o obelisco no centro da Praça dos Restauradores, além do seu significado imediato como monumento patriótico inaugurado em 28 de Abril de 1886 como projecto do arquitecto António Tomás da Fonseca. Terá algum significado esotérico ou escondido este monumento? Será obra secreta da Maçonaria Portuguesa? Afinal, o que significa este obelisco e porque está aqui?
Descubra o segredo que esconde o obelisco aqui.
O Monumento aos Restauradores que se eleva ao meio da praça do mesmo nome e consagra a revolução de 1640, foi erguido por subscrição pública promovida por uma comissão parlamentar, inaugurou-se em 28 de Abril de 1886, como acima se disse, sendo o projecto de António Tomás da Fonseca e a construção de Sérgio Augusto de Barros. Compõe-se de envasamento, pedestal e obelisco , numa altura total de 30 m.
Monumento aos Restauradores |1947| Praça dos Restauradores; antigo Largo do Passeio Público. Vista nocturna da Avenida da Liberdade e do Castelo de São Jorge. O pedestal é encimado, na face norte, pela estátua do Génio da Independência de Alberto Nunes. Estúdio Mário Novais, in Lisboa de Antigamente |
Ainda me lembro da praça com esta configuração.
ReplyDeleteTenho mesmo muitas saudades desse tempo, hoje é uma cidade voltada para o turismo de massas, perdeu o seu encanto, muitas saudades da nosso querida Lisboa.
ReplyDeleteThereza Beato Soares
As fotografias têm as legendas trocadas.
ReplyDeleteJá foram "destrocadas" :). Actualize a publicação.
DeleteEsta Lisboa era muito bonita
ReplyDeleteMemórias a preservar..
ReplyDelete