Penha de França (Estrada da) — Em sessão de 23 de Março de 1874, propôs o vereador Dr. Joaquim José Alves que a Câmara representasse ao governador civil do distrito, para a Estrada da Penha de França passar a de- nominar-se: Rua Direita da Penha de França. A Câmara aprovou.
(BRITO, Gomes de) Ruas de Lisboa. Notas para a história das vias públicas, 1935)A Rua da Penha de França (1916) — recorda-nos Norberto de Araújo — antiga Estrada, mantém ainda a linha levemente sinuosa do século XVII; sua rectificação, aqui e ali iniciada, não se fará demorar. [Araújo: 1939]
A Rua Heliodoro Salgado foi atribuída por deliberação camarária de 21 de Outubro de 1909, com a legenda «Escritor e Jornalista/1864–1908», na artéria designada até então por Calçada do Monte Agudo, artéria nascida da rectificação de um caminho aberto entre o Forno do Tijolo e o Monte Agudo para serventia das quintas da zona.
Heliodoro Salgado (1861–1906) começou a sua carreira profissional como professor primário para rapidamente a trocar pela de jornalista, colaborando em vários títulos. Começou por escrever no jornal socialista portuense O Protesto e também n’ O Operário, já que nessa altura estava inscrito no Partido dos Operários Socialistas.
Rua da Penha de França |1953-06| Junto a Rua Heliodoro Salgado (esq.) Antiga Estr. da Penha de França. A origem do topónimo advém da imagem de N. S. da Penha de França (uma invocação de um santuário de Salamanca) criada por António Simões (c. 1600) Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
grandes amigos que aí tive nunca esqueço e alguns ainda lá moram.
ReplyDeleteMuito futebol joguei nos anos 60 e 70 nesta preceta.
ReplyDeleteTodos os dias fazia este percurso a caminho da Nuno Gonçalves.
ReplyDeleteEduardo Cavem
Penha de França, onde passei 4 anos lectivos escola Dona Luísa de Gusmão.
ReplyDeleteVicente João
Que linda esta Lisboa!!!
ReplyDeleteMário de Mattos
Amo as postagens essas fotos incríveis.
ReplyDeleteZona onde vivi largos anos e que tenho muitas saúdades,
ReplyDeleteNorberto Inácio Tavares.