Sunday, 25 October 2020

Praça Dom Luís

«Poucos passos » mais à frente e eis-nos na «Praça de D. Luiz, um terreiro bordejado e encrustado de canteiros de relva, atufado de ramaria» , e no meio da praça, «o monumento ao velho Marquez de Sá», que data de 1882. A praça, delineada em 1864, no local onde existiu o Forte de S . Paulo, foi construída em 1865, ano em que começaram a ser demolidos os restos do forte.


Observa, Dilecto, quanto é curiosa essa lomba de casario sôbre a Praça — as encostas de Santa Catarina e da Bica — a contrastar severamente com a orla oposta, do lado do rio, pejada de armazéns e de docas. Podes visionar o quadro deste local — e tão diverso seria ele há menos de noventa anos com o desmantelado Forte de S. Paulo, e o mar a bater-lhe no parapeito; a dois passos de nós, para nascente e para poente, não existiam cais nem prédios: apenas areia, casotas de madeir , e, encalhadas, as fragatas do peixe e das melancias pelo Agôsto cálido . Não restam dêsse quadro documentos ou estampas.[Araújo: 1939]

Praça Dom Luis [190-]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira
Paulo Guedes, in A.M.L.
 
A Praça Dom Luís, localizada no Cais do Sodré, possui um pequeno jardim, comum a algumas praças da capital. Esta praça é uma homenagem a Dom Luís I, conhecido como O Popular, devido à adoração pelo povo. Este jardim conta com frondosas e imponentes árvores.
No centro da praça fica a estátua do Marquês Sá da Bandeira, fidalgo da Casa Real e ministro de Estado, nascido em Santarém em 1795.

Praça Dom Luis [c. 1900]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira
Chaves Cruz, in A.M.L.
 
Em 1942 foi construído o antigo palácio da comunicações dos CTT(hoje denominado Edifício Central Station) projecto do arquitecto Adelino Nunes.
Nas escavações, feitas em 2012, para a construção do parque de estacionamento, foram encontrados importantes vestígios de um fundeadouro Romano usado entre os séculos I a.c. e V d.c. e restos de embarcações do séculos XVI ou XVII.

Praça Dom Luis [1960]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira; Edifício dos CTT
Arnaldo Madureira, in A.M.L.

No comments:

Post a comment

Web Analytics