Sunday 25 October 2020

Praça Dom Luís

Poucos passos » mais à frente e eis-nos na «Praça de D. Luiz, um terreiro bordejado e encrustado de canteiros de relva, atufado de ramaria», e no meio da praça, «o monumento ao velho Marquês de Sá», que data de 1882. A praça, delineada em 1864, no local onde existiu o Forte de S. Paulo, foi construída em 1865, ano em que começaram a ser demolidos os restos do forte.


Observa, Dilecto, quanto é curiosa essa lomba de casario sobre a Praça — as encostas de Santa Catarina e da Bica — a contrastar severamente com a orla oposta, do lado do rio, pejada de armazéns e de docas. Podes visionar o quadro deste local — e tão diverso seria ele há menos de noventa anos com o desmantelado Forte de S. Paulo, e o mar a bater-lhe no parapeito; a dois passos de nós, para nascente e para poente, não existiam cais nem prédios: apenas areia, casotas de madeira, e, encalhadas, as fragatas do peixe e das melancias pelo Agosto cálido . Não restam desse quadro documentos ou estampas.[Araújo: 1939]

Praça Dom Luís [190-]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira
Paulo Guedes, 
in Lisboa de Antigamente
 
A Praça Dom Luís, localizada na confluência da Avenida 24 de Julho, Rua D. Luís I, Rua da Ribeira Nova, Rua da Moeda e Travessa do Carvalho, possui um pequeno jardim, comum a algumas praças da capital. Esta praça é uma homenagem a Dom Luís I, conhecido como O Popular, devido à adoração pelo povo. Este jardim conta com frondosas e imponentes árvores.
No centro da praça fica a estátua do Marquês Sá da Bandeira, fidalgo da Casa Real e ministro de Estado, nascido em Santarém em 1795.

Praça Dom Luís [c. 1900]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira
Chaves Cruz, 
in Lisboa de Antigamente
 
N.B. Em 1942 foi construído o antigo palácio da comunicações dos CTT (hoje denominado Edifício Central Station) projecto do arquitecto Adelino Nunes.
Nas escavações, feitas em 2012, para a construção do parque de estacionamento, foram encontrados importantes vestígios de um fundeadouro Romano usado entre os séculos I a.c. e V d.c. e restos de embarcações do séculos XVI ou XVII.

Praça Dom Luís [1960]
Monumento ao Marquês Sá da Bandeira; Edifício dos CTT
Arnaldo Madureirain Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics