Este arruamento, por deliberação camarária de 18/03/1897 substituiu o topónimo da antiga Rua da Inveja, na Freguesia da Pena, a saber: “Faço saber que a mesma Câmara, no uso da attribuição que lhe confere o artº 50º.numero 5, do Código Administrativo, e em homenagem á memória do fallecido Conselheiro José António Arantes Pedroso, illustre director da Escola Medico-cirurgica de Lisboa, resolveu em sessão de 18 do corrente mez que a Rua da Inveja, no 2º bairro, passe a ter a denominação do Conselheiro Arantes Pedroso. E para que conste e esta deliberação surta os effeitos legaes é o
presente edital publicado no Diário do Governo e idênticos editaes mando
affixar nos logares públicos do estylo”.
E, conforme parecer da Comissão de Toponímia, em reunião de 04/06/1957, foi resolvido que os letreiros fossem escritos: Rua Conselheiro Arantes Pedroso – Médico 1822–1897, em homenagem à memória de José António de Arantes Pedroso que nasceu, viveu, estudou, fez a sua vida profissional e faleceu em Lisboa.
Em 1845, doutorou-se na Escola Médico-Cirúrgica onde foi lente e director em 1887, mas, já em 1880, era director do banco do Hospital de São José, onde fez grandes reformas.
Foi ainda presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (1854), conselheiro de Estado honorário e comendador da Ordem de Cristo.
Este conselheiro, investigador, operador e defensor da cremação, está também representado num dos medalhões da Faculdade de Ciências Médicas.[cm-lisboa.pt]
No comments:
Post a Comment