Friday 8 February 2019

Palacete na Alameda das Linhas de Torres / Villa Sousa

Integrado num grande jardim, delimitado por muro com gradeamento, a definir gaveto, este palacete foi mandado edificar por iniciativa de José Carreira de Sousa, com projecto do arq. Manuel Joaquim Norte Júnior. O início da sua construção data de 1911, tendo sido distinguido com o Prémio Valmor de 1912. Os membros do júri consideraram a Villa Sousa, como também é conhecido, (...) a mais bella casa edificada na cidade de Lisboa no anno de 1912


Traduzindo uma arquitectura civil residencial eclética, destacava-se pela harmonia de proporções e elegância do seu torreão, pelo trabalho escultórico das cantarias, assim como pelo recurso frequente ao arco pleno e aos colunelos, característico da obra de Norte Júnior. Objecto de obras de transformação, ao longo do tempo, esteve para ser demolido, encontrando-se actualmente em ruínas, ficando reduzida à fachada e algumas paredes.

Villa Sousa, Prémio Valmor de 1912 [post. 1912]
Alameda das Linhas de Torres, 22; Azinhaga de Entremuros
Joshua Benoliel, in A.M.L.

Nos antigos (e enormes) jardins da Villa Sousa está agora uma belíssima horta de couves galegas, viçosas e muito bem alinhadas – uma séria candidata a Mais Bonita Horta da Cidade – se tal galardão existisse.

Villa Sousa, Prémio Valmor de 1912 [1971]
Alameda das Linhas de Torres, 22; Azinhaga de Entremuros (dir.)
Nuno Barros da Silveira, in A.M.L.


Bibliografia
cm-lisboa.pt.
timeou.pt.

1 comment:

  1. Um EXCELENTE Prémio Valmor, completamente em RUÍNAS !!! :((((((((((((

    ReplyDelete

Web Analytics