Integrado num grande jardim, delimitado por muro com gradeamento, a definir gaveto, este palacete foi mandado edificar por iniciativa de José Carreira de Sousa, com projecto do arq. Manuel Joaquim Norte Júnior. O início da sua construção data de 1911, tendo sido distinguido com o Prémio Valmor de 1912. Os membros do júri consideraram a Villa Sousa, como também é conhecido, (...) a mais bella casa edificada na cidade de Lisboa no anno de 1912.
Traduzindo uma arquitectura civil residencial eclética, destacava-se pela harmonia de proporções e elegância do seu torreão, pelo trabalho escultórico das cantarias, assim como pelo recurso frequente ao arco pleno e aos colunelos, característico da obra de Norte Júnior. Objecto de obras de transformação, ao longo do tempo, esteve para ser demolido, encontrando-se actualmente em ruínas, ficando reduzida à fachada e algumas paredes.
Villa Sousa, Prémio Valmor de 1912 [post. 1912] Alameda das Linhas de Torres, 22; Azinhaga de Entremuros Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente |
Nos antigos (e enormes) jardins da Villa Sousa está agora uma belíssima horta de couves galegas, viçosas e muito bem alinhadas – uma séria candidata a Mais Bonita Horta da Cidade – se tal galardão existisse.
Villa Sousa, Prémio Valmor de 1912 [1971] Alameda das Linhas de Torres, 22; Azinhaga de Entremuros (dir.) Nuno Barros da Silveira, in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
cm-lisboa.pt.
timeou.pt.
Um EXCELENTE Prémio Valmor, completamente em RUÍNAS !!! :((((((((((((
ReplyDelete