Sunday, 17 February 2019

Cinema Londres

Inaugurado a 30 de Janeiro de 1972 — com o filme «Morir d'aimer», do francês André Cayatte — originalmente possuía 440 lugares. O Cinema Londres nasceu das cinzas de uma boite chamada «Tropical», na Av. de Roma, pouco depois do cruzamento com Av. João XXI. O grupo português «Os Sheiks» tocaram pela última vez ao vivo nessa boite, no dia 28 de Outubro de 1967, onde existia também uma pista de automóveis de seu nome «Bólide»

Cinema Londres [1977]
Avenida de Roma, 7A
Vasques, in A.M.L.

Permanecem na memória as fantásticas cadeiras hidráulicas, que baixavam consoante o peso do espectador. Possuia ainda um Café-Bar, o «Magnólia» [vd. 2ª foto], com os seus confortáveis e convidativos sofás, onde se relaxava antes do início de uma sessão. Na tentativa de se adaptar aos novos tempos, e em busca de maiores receitas, a sala principal foi dividida, dando origem a uma segunda mais pequena — a sala 2 — para 114 espectadores, acomodando a sala 1 219 espectadores. Viria a encerrar em 2013.

Cinema Londres,  Interior, Café-Bar Magnólia [1977]
Avenida de Roma, 7A
Vasques, in A.M.L.

5 comments:

  1. Real wonderful visual appeal oon this internet sie , I’d value it 10 10.

    ReplyDelete
  2. O Magnólia só abriu no Londres no início dos anos 2000. Na época dessa fotografia era um restaurante. Já não me lembro do nome. Nos anos 80 passou a ser um self-service, chamado Frog, que era uma cadeia. Passou algum tempo fechado nos anos 90, ou pontualmente como café e só depois foi remodelado para o Magnólia, que aliás eliminou esse sofá.

    ReplyDelete
  3. Creio que entre a boîte e o cinema também funcionou como salão de bowling.

    ReplyDelete
  4. Creio que entre a boîte e o cinema também funcionou como salão de Bowling.

    ReplyDelete
  5. Creio que também funcionou como salão de Bowling

    ReplyDelete

Web Analytics