Hemos chegado novamente à Boa Vista — diz Norberto de Araújo — onde há pedaço estivemos discorrendo acerca da Casa da Moeda, e conhecendo tu, Dilecto, a origem do nome do sítio — projecção toponímica do Alto da Boa Vista ou seja do Alto do Belver ou Belveder (Alto de Santa Catarina) — cumpre-me mostrar-te objectivamente o que nos surge deante dos olhos, e muito não será.
Não quero deixar de observar-te que as edificações desta artéria da Boa Vista, do lado Sul, não levam cem anos. [...]
Aí tens o edifício do antigo Instituto Industrial, que fora fundado em 1852, anexando-se-lhe em 1869 o ensino comercial. Foi depois aqui o Instituto Superior Técnico, há meia dúzia de anos instalado, magníficamente, no Arco do Cego, e com certeza a mais importante edificação pedagógica de Lisboa. A Rua do Instituto Industrial deve o seu nome ao estabelecimento de ensino público que lhe ficava vizinho, pelo nascente. Corria ali, até 1865, o Boqueirão da Palha; nesse ano se fêz a artéria nova e se lhe deu o nome que hoje tem.
Vista aérea das instalações do Instituto Industrial |c. 1900| Rua da Boavista; Rua do Instituto Industrial Augusto Bobone, in Lisboa de Antigamente |
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XIII, pp. 75-80, 1939.
You ought to take part in a contest for one of the most useful blogs on the net.
ReplyDeleteI'm going to highly recommend this web site!